Enfrentar o São Paulo no estádio Heriberto Hülse pela Série A faltando poucas rodadas para acabar o campeonato e na briga para se afastar da zona do rebaixamento. Parece o roteiro da partida que acontece na noite deste sábado (26), mas estamos falando do confronto que aconteceu 11 anos atrás, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
O Criciúma chegava para enfrentar o São Paulo na 14ª colocação, com 43 pontos, enquanto a equipe paulista apenas cumpria tabela na competição, já que estava na nona colocação e não conseguia mais disputar uma vaga para a Libertadores de 2014.
Relembre as escalações:
Criciúma: Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, Elton, João Vitor e Ricardinho; Lins e Wellington Paulista
Técnico: Argel Fucks
São Paulo: Rogério Ceni; Douglas, Antonio Carlos, Rodrigo Caio e Lucas Evangelista; Wellington, Maicon e Paulo Henrique Ganso; Osvaldo, Welliton e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho
Precisando ganhar para garantir a permanência na primeira divisão, tudo começou dando certo para o Criciúma. Antes do primeiro minuto, Sueliton, que estava em posição irregular, foi derrubado dentro da área, o árbitro marcou o pênalti e Wellington Paulista marcou para deixar o Tigre na frente do placar.
Apoiado por mais de 18 mil torcedores, o Criciúma segurou o placar e venceu a partida por 1 a 0, levando o Tigre aos 46 pontos. Na última rodada, contra o Botafogo, o Tigre ainda corria chances de ser rebaixado e perdeu a partida por 3 a 0. Apesar da derrota, o Criciúma não foi rebaixado.
O Criciúma havia terminado o campeonato na 16ª posição com 46 pontos, mesma pontuação do Fluminense, mas com uma vitória a menos. O time carioca havia sido rebaixado com Vasco, Ponte Preta e Náutico.
Após o término da competição, o Flamengo e a Portuguesa foram punidos e perderam quatro pontos por escalar jogadores irregulares, isso fez com que o time paulista fosse rebaixado no lugar do Fluminense. Com isso, o Criciúma ganhou duas posições e terminou na 14º colocação, mas apenas dois pontos do Z4, mostrando que a vitória contra o São Paulo, na 37ª rodada, foi essencial para que o time não fosse rebaixado.