Lettering é um termo que se refere a representação de uma composição tipográfica exclusiva, usada para um propósito específico. De uma forma mais simples, nada mais é que o desenho de letras que é utilizado em diversas aplicações. Quase que uma obra de arte.
E foi com o lettering que o professor de História, Leonardo dos Anjos Pereira se reinventou durante a pandemia do novo coronavírus que está lhe rendendo um incremento nas finanças. Apesar de lecionar a disciplina de História, ele sempre teve intimidade com as artes. "Devido a esta rotina de professor, na escola, sempre gostei muito de artes e tentei trazê-la para próximo da disciplina de História para deixar do tradicional livro didático, sempre estimulei os alunos a confeccionar maquetes, pinturas, desenhos, sempre tive contato com estes materiais artísticos", comentou em entrevista à Pity Búrigo, no Programa Ponto a Ponto, da Rádio Som Maior.
Estas letras mais trabalhadas servem para decorar espaços como casas, comércio, e atualmente está ganhando espaço em objetos como canecas, vasos e até mesmo roupas. "No dia a dia tive contato com isso na escola, daí veio a pandemia, eu ministrando as aulas online, em casa, pensei que precisava fazer mais alguma coisa. Aliei o que eu gostava de fazer, passei a praticar o lettering, fiz um curso online e assim surgiu o Rabisco Criativo", disse Pereira, ao citar o perfil do Instagram.
Técnica, prática dedicação e determinação
O seu trabalho foi ganhando espaço primeiro entre os amigos e depois se expandido, até ele começar a lucrar com isso. "É preciso muita técnica, prática dedicação e determinação. Tem que treinar muito. Comecei em março quando iniciou a pandemia e os meus primeiros trabalhos foram para amigos, em paredes, sem cobrar nada. Agora, estou fazendo vários trabalhos e outros estão surgindo", completou.
O trabalho de Leonardo pode ser conferido no Instagram: @rabisco.criativoo
Confira a entrevista na íntegra: