Desde o início de 2021, Gustavo é o goleiro principal do Criciúma. Com a camisa número 1 da equipe carvoeira, a sua carreira no clube parece um roteiro de cinema. Ele é um dos quatro remanescentes (junto com Alisson, Helder e Claudinho) da queda histórica no estadual. Mas, com convicção e muito trabalho, ele fez parte do plantel que meses depois deu a volta por cima e conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.
No ano seguinte, só motivos para comemoração, com o título da segunda divisão catarinense e uma boa campanha na Série B, ficando na oitava colocação, mas deixando um gostinho para os torcedores de um possível acesso à elite nacional.
O 2023 do Criciúma ainda está no começo, porém, o torcedor só tem motivos para comemorar. Em uma campanha intensa e emocionante, o clube voltou a ser campeão do Campeonato Catarinense após 10 anos. Com toda essa história no Tigre e indo para seu terceiro ano vestindo a camisa tricolor, Gustavo completou 100 jogos neste domingo (16), contra o Tombense, pela primeira rodada da Série B.
“É um sentimento de felicidade e de realização. É uma marca muito importante você vestir a camisa de um clube como o Criciúma, e no 99° jogo celebrar um título tão esperado e fazer parte é um motivo gratidão por me abençoar para que eu possa estar ali e ajudar nos momentos cruciais do clube”, diz Gustavo.
Do atual plantel, ele é o jogador com mais jogos com a camisa do Criciúma e, na história, o atleta é o oitavo goleiro com mais atuações pelo Tigre. Confira a lista:
- Alexandre - 302 jogos;
- Fabiano - 296 jogos;
- Luiz - 244 jogos;
- Luís Henrique - 164 jogos;
- Roberto - 161 jogos;
- Zé Carlos - 159 jogos;
- Sandrini - 110 jogos;
- Gustavo - 100 jogos;
- Hugo - 99 jogos.
Dados: Meu Time na Rede
Mesmo com o rebaixamento no estadual, Gustavo deu a volta por cima com os acessos e os títulos. “Me deixa feliz. É motivo de muito alegria porque só Deus sabe o quanto me dediquei para ter uma cabeça boa e superar todas as dificuldades que encontrei”, explica o goleiro sobre ser um dos quatro remanescentes.
Entrosamento e dificuldades
Apesar de ser campeão, o Criciúma não teve uma trajetória fácil no estadual. Na transição da pré-temporada, a equipe teve apenas uma vitória em oito jogos e estava uma posição acima da zona do rebaixamento.
Uma das coisas que deixava a gente tranquilo era o entrosamento. No jogo contra o Camboriú [vitória por 3 a 0, teve a virada de chave, a vitória veio convincente e, a partir daí, deu uma sequência. O grande mérito do grupo é ter as metas e trabalhar independente dos resultados. Isso nos dá uma tranquilidade quando entramos no campo porque sabemos o caminho para seguir os objetivos”, comenta o goleiro.
A partida contra o Avaí, nas quartas de final do estadual, está marcada para sempre nos jogadores e torcedores, após 26 acertos na cobrança de pênaltis e apenas dois erros (justamente dos goleiros das equipes). Gustavo defendeu o chute de Natanael e foi um dos responsáveis pela classificação histórica da equipe carvoeira.
Relação com a torcida
O cântico de “Gustavo! Gustavo!” pode ser ouvido nos jogos no Estádio Heriberto Hülse. O goleiro é um dos jogadores que a torcida tem maior identificação. “Tenho orgulho do torcedor, ele esteve com nós a todo momento. No pior, ele foi e demonstrou que a paixão não é da boca para fora, tem torcedor afora pelo Brasil que basta ter três jogos mal o torcedor abandona e vai protestar, jamais na história do clube eu presenciei isso”, diz o goleiro.
Dá para medir a paixão do torcedor pelo público que comparece aos jogos. Na primeira partida da Série B, 13.871 torcedores compareceram ao Majestoso, sendo esse o segundo maior público da rodada.
“Torcedor sempre foi um exemplo e incentivou demonstrando sua paixão pelo clube, apoiando e se envolvendo com a situação sendo ruim ou boa. É lindo o que a torcida vem fazendo, nós, como jogadores, nos enche de orgulho e motivação para poder entrar em campo e dar o máximo”, complementa Gustavo.
Tencatismo e a importância da continuidade do trabalho
Quem chegou ao clube em 2021 e também está fazendo história no Criciúma é o treinador Cláudio Tencati. Essa é a primeira vez que Gustavo tem a oportunidade de trabalhar tanto tempo com o mesmo técnico e ele explicou a importância disso.
“Reflete muito no dia a dia e nos jogos, porque o Tencati tem uma metodologia de trabalho boa e que respeita os jogadores. Ele é uma pessoa honesta, transparente e tem uma forma de conduzir o grupo bem interessante”, explica o goleiro. “A cada semana, tem algo diferente, e isso é um mérito muito grande. Está mais que claro o quanto isso é importante. Nós criamos uma forma de jogar e os atletas se adaptam mais rápido ao estilo de jogo”, complementa Gustavo.
Próximo objetivo? Acesso à Série A!
Após todos esses acontecimentos com a camisa tricolor, qual é o próximo passo? Gustavo tem um sonho grande: o acesso à Série A. “Estamos vestindo a camisa de um clube grande com torcida que nos dá condições para sonhar alto e colocar objetivos, fico feliz com as marcas no clube, mas isso fica de lado e agora temos o brasileiro para alcançar o acesso”, relata.
E o Criciúma começou com o pé direito, vencendo o Tombense por 2 a 0, com gols de Eder e Fellipe Mateus. Agora, o próximo confronto vai ser contra a Ponte Preta, nesta sexta-feira (21), às 21h30.
“É um campeonato muito difícil e disputado, mas não posso negar que meu sonho é ser campeão brasileiro com a camisa do Criciúma. É reconhecer as dificuldades, mas com muito trabalho e dedicação vamos alcançar nossos objetivos”, finaliza o goleiro.