A jornalista, colunista de “O Estado de S. Paulo”, e comentarista do telejornal “GloboNews em Pauta” e das rádios Estadão e Metrópole, Eliane Cantanhêde, esteve na noite de quinta-feira (26) para palestrar na EXPOMAIS. Com o auditório Jayme Zanatta cheio, Eliane conversou com o público sobre os desdobramentos do atual cenário político brasileiro.
Sobre a repercussão da votação que arquivou pela segunda vez a denúncia contra Michel Temer, ela acredita que não diz respeito somente ao presidente, mas ao país. A expectativa, segundo ela, é de que ele conclua o mandato.
“A cultura de corrupção vem de muito tempo, mas de 15 anos para cá, se expandiu e mudou de patamar. A população brasileira está muito mobilizada e bem informada, mas não está indo para as ruas”, afirma Eliane. Ela acrescenta que há transparência e as instituições funcionam, mas cabe a nós fazer o resto.
Em relação ao cenário político, de acordo com Eliane, muitos países também indicam desgastes na política tradicional. “As eleições 2018 são um tabuleiro aberto. É muito incerto”, comenta.
Conforme a jornalista, antes de se pensar em nomes para a candidatura à presidência, deve-se pensar no processo, e ele depende de basicamente duas coisas: o futuro da Lava Jato, que agora está em um momento de impasse, e o futuro do Governo Temer.