A presença da fauna em ruas e rodovias aumentou, inclusive, em áreas urbanas. Animais que antes eram vistos em pastos, gramados, em zonas de mata e em terrenos cercados, hoje em dia, estão sendo avistados dividindo espaço com pessoas e veículos. Em Criciúma, por exemplo, os bichos estão roubando a cena.
O caso mais recente ocorreu em uma panificadora do bairro Pinheirinho. Na quarta-feira (04), um cavalo entrou no estabelecimento, se aproximou dos pães e bolos, e foi retirado pelo proprietário e um cliente.
Porém, o caso mais emblemático e que ganhou repercussão nacional, aconteceu no dia 14 de abril deste ano. No jogo de estreia do Criciúma, na Série B, diante do Londrina, um gambá invadiu o gramado aos 26 minutos do segundo tempo. Ele roubou a cena por dois minutos até ser capturado pelo Tigrão, o mascote do clube, com a ajuda de uma caixa de papelão.
Em 2018, um pinguim foi abandonado nas proximidades de uma clínica veterinária, no bairro São Luiz. O animal não aparentava estar com problemas de saúde.
Três anos antes, em 2015, outro pinguim foi visto por um morador passeando pelas ruas do bairro Renascer.
Em dezembro de 2021, um macaco bugio percorreu mais de 6 km, no perímetro urbano de Criciúma, e chegou até o Parque Natural Municipal Morro do Céu. O animal teria saído de uma ampla área verde, no Bairro Mina Brasil, e teve como destino final o parque.
No dia 21 de janeiro deste ano, um cervo exótico, e de rara aparição em Santa Catarina, foi visto em Içara. De acordo com especialistas, os cervos são considerados invasores e são nativos da Índia. São destruidores de plantas e transmissões de doenças.
Em Urussanga, no dia 7 de maio deste ano, um boi foi atingido por um motociclista na rodovia Genésio Mazon, na comunidade de São Pedro. O animal morreu com o impacto. Já o motociclista, de 27 anos, teve fraturas no tornozelo esquerdo, foi encaminhado para o Hospital e passa bem.