Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Decreto, ruas e praias vazias: o coronavírus em Santa Catarina

Em Criciúma ainda não há casos. No estado, são 21 confirmados. Restrições para a população aumentaram

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 20/03/2020 - 07:19 Atualizado em 20/03/2020 - 07:24
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No dia seguinte à salva de palmas que ilustrou o início da noite desta quinta-feira, 19, nas cidades brasileiras - em homenagem aos trabalhadores da saúde que estão empenhados na assistência à população -, a sexta-feira, 20, começa sob os efeitos de mais decretos do governador Carlos Moisés e do prefeito Clésio Salvaro.

Há pouca gente nas ruas de Criciúma, mas ainda são vistas algumas pessoas caminhando e praticando atividades físicas. A restrição do transporte de passageiros com Rio Grande do Sul e Paraná e com a Argentina está restrito, bem como a circulação em praias, praças e parques. "Temos que mitigar esse desastre, diminuir o número de óbitos", destacou o governador Carlos Moisés, ao anunciar o novo decreto estadual. "Precisamos da parceria com o poder público, a iniciativa privada e o cidadão, que deve se isolar, não deve insistir em práticas que reúnem público", reforçou.

Nas praias do sul

Na região, o prefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio, assinou decreto que proíbe permanência na Avenida Beira Mar e fecha a orla e as margens das lagoas. O Balneário Arroio do Silva também fechou acessos, e criou uma barreira sanitária. Providência semelhante foi tomada no Balneário Gaivota. Imbituba, que confirmou seu primeiro caso de coronavírus nesta quinta, bloqueou acesso à praia, e a Polícia Militar foi à orla mandar as pessoas para casa. "Temos um decreto municipal e em Santa Catarina impedindo a circulação em locais públicos. Por conta do coronavírus. Infelizmente todos estamos reclusos, hoteis fechados, restaurantes fechados, para segurança de nosotros", disse um policial, carregando no 'portunhol' para um grupo que curtia a orla imbitubense na tarde passada.

Moradores tentaram fechar a entrada no Farol de Santa Marta, em Laguna. A polícia que não deixou. Praia interditada em Balneário Camboriú e arrastão na orla para retirar pessoas da costa. "Solicitamos que todos voltem para casa. Você que está na praia, volte para casa", repetiu diversas vezes o sistema de som, diante de uma praia ainda com muita gente. 

Situação em Criciúma

Em Criciúma o prefeito baixou novas medidas. A última, ontem à noite, proibindo a permanência em parques, praças e ruas.

Santa Catarina tem 21 casos de coronavírus confirmados e 273 em investigação. Há casos oficialmente confirmados em Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão, Balneário Camboriú e São José. Vão entrar na lista, ainda, cidades como Imbituba e Gravatal. Dos 21 casos, dois estão internados, um na Capital e outro em Içara.

"Não tem nenhum caso positivo. Temos três pacientes internados com alta suspeita, os três estão bem, sendo acompanhados, já foram testadas umas 60 pessoas na saúde suplementar e um número equivalente no sistema público", informou, sobre Criciúma, o diretor da Unimed, médico Leandro Avany Nunes. "O teste está demorando muito pois o Lacen faz a parte pública e há um privado", completou.

Acompanhe toda a prestação de serviço do coronavírus na Rádio Som Maior, que está com o Programa Adelor Lessa desde as 7h.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito