A Defesa Civil de Araranguá trabalhou em diversas ocorrências devido aos alagamentos no minícipio nesse domingo (12). Ainda na madrugada, por volta de 4h, a comporta localizado no bairro Barranca já teve que ser fechada devido ao volume intenso de águas que descia pelo rio Araranguá.
As fortes chuvas que ocorreram entres entre sexta (10) e sábado (11) somaram em torno de 214 milímetros, o que normalmente corresponde a três meses. Isso foi o suficiente para fazer com que o Rio Araranguá, invadisse áreas que normalmente sofrem com alagamentos.
As chuvas intensas também provocaram alagamentos em outros pontos da cidade, como Polícia Rodoviária, Caverazinho, Jardim Cibele, Urussanguinha e Santa Catarina.
As equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil foram acionadas e agiram rapidamente para tentar amenizar os problemas e também fizeram vistorias permanentes no rio Araranguá e em encostas de morros que poderiam causar deslizamentos.
Desabrigados
As primeiras famílias foram retiradas do bairro Barranca na madrugada de domingo (12) pela Defesa Civil de Araranguá. Até o momento, 12 famílias, totalizando 45 pessoas, foram acomodadas no alojamento montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli.
Segundo a Prefeitura, as famílias desalojadas estão recebendo alimentação e apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social.
--
Colaboração: Sandro Ramos/Prefeitura de Araranguá