A Defesa Civil está em alerta e monitoramento constante em virtude das fortes chuvas previstas para Santa Catarina. No Sul, a atenção maior está na quarta-feira (30). Por isso, uma reunião foi promovida nesta manhã com o intuito de organizar as ações em comunidades com risco de alagamentos e deslizamentos.
"Repassamos orientações para os municípios da região, prefeitas, prefeitos e coordenadores municipais, para que acionem seus Planos de Contingência e entrem no modo preparação, além disso, que também informem a população, em especial, as de área de risco e monitorem rios e encostas nos municípios, principalmente, os mais próximos das encostas da Serra", detalha o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
Nível "especial"
Em outras regiões de Santa Catarina, já há registros de incidentes envolvendo as fortes chuvas. Por isso, o meteorologista e chefe do órgão estadual, Murilo Fretta, alertou sobre o clima previsto para esta terça e quarta-feira, além do trabalho desenvolvido em áreas propensas a ocorrências. O profissional também informou que o aviso meteorólogico passou para "especial", em virtude da situação.
"Há um risco muito alto associado aos alagamentos, deslizamentos e enxurradas previstos para a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Desde sábado, dia 26 de novembro, essas regiões já registraram volumes significativos ao longo deste período", alerta o meteorologista. "Por isso, mantemos o risco muito alto para ocorrências", acrescenta.
- Busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Em local abrigado, fique longe de janelas, desligue os aparelhos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
- Na praia, jamais fique na água;
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Inclinação de postes e árvores;
- Qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.