O Coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, salienta que o que está contribuindo para que a região não enfrente problemas maiores com a estiagem e a consequente falta de água é a Barragem do Rio São Bento. “O que nos salva hoje é a Barragem do Rio São Bento, pois abastece 90% da área urbana da Amrec e as pessoas que moram nestes locais não percebem a falta da água.
Estamos em um isolamento e é preciso economizar a água devido à estiagem. Estamos em alerta e quase em emergência”, enfatiza.
Silveira destaca que a Defesa Civil acompanha a situação através do serviço hidrológico da coordenação estadual do órgão e também pela previsão do tempo da Epagri e da própria Defesa Civil. “Fizemos este acompanhamento também junto à Casan e aos Samaes com reuniões nos municípios”, fala.
Ele lembra ainda que a Região Carbonífera possui três bacias: do Rio Araranguá, mais ao Sul, do Rio Urussanga, no centro e do Rio Tubarão, ao norte. “Todos, com suas sangas e afluentes, estão com nível de água abaixo do normal. Inclusive, agricultores enfrentam problemas nos poços”, finaliza.