O Deinfra vai elaborar, no início da próxima semana, um plano com o levantamento dos materiais necessários para buscar, junto à Defesa Civil estadual, amparo para recuperar rodovias que sofreram danos com os últimos temporais. "Aquela região de Jaguaruna, Treze de Maio e Tubarão foi a mais atingida pela chuva da semana passada, problemas que acabaram se agravando agora", referiu o superintendente regional Gustavo Taumfembach.
Em vistoria na tarde desta sexta-feira, 31, o representante do Deinfra apontou dois trechos como os mais problemáticos na Amurel. "Um deles na SC-370, entre Gravatal e Braço do Norte, e outro na SC-441, no acesso a Treze de Maio", apontou. Sobre o ponto em Treze de Maio, houve o deslizamento de uma encosta da rodovia perto da entrada da cidade. "O trecho está bem sinalizado", garantiu. Não há trechos interditados. Em Criciúma, a preocupação maior está na SC-108, altura do pontilhão do Bairro Sangão, onde houve alguns momentos de alagamento da pista.
Ponte reaberta
A boa notícia da sexta-feira foi a reabertura da ponte da SC-442, no acesso ao Centro de Jaguaruna. "No início da semana elaboramos um plano de manutenção dessa ponte, mas daí veio a previsão das precipitações e nossa região não foi impactada. Por precaução não tomamos atitudes emergenciais imediatas. Ao perceber que a chuva acabou passando, elaboramos uma frente de serviço, atuamos ontem à tarde e hoje pela manhã e conseguimos abrir ao tráfego, ficando a pavimentação asfáltica para a semana que vem", informou Taufembach.
As obras foram executadas por três mineradoras de Jaguaruna em parceria com a prefeitura e o Deinfra. A ponte está totalmente liberada ao tráfego.