Importante via para o desenvolvimento da região e também uma ligação com o Rio Grande do Sul, a obra da BR-285, na Serra da Rocinha, pode ser inaugurada até agosto no lado catarinense. A expectativa é do prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava. Nesta quinta-feira (2), uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tratou sobre o tema.
"Cobramos a questão de tanta demora. Sabemos que existe uma reivindicação do consórcio para o reajuste de preço porque o aço subiu. Mas, a gente não quer entrar neste mérito, queremos saber quando a BR-285 será inaugurada. Também depende do tempo, Timbé chove. Queremos que deste ano não passa e, até o fim do ano, inaugurar o trecho de Santa Catarina", destaca.
De acordo com o prefeito, um dos principais motivos para o atraso é justamente a questão do tempo. Isso porque as condições climáticas influenciam diretamente no andamento. Quando chove, por exemplo, é preciso esperar a média de dois dias para que o local seque. "DNIT diz que tem recurso para obra, isso não será problema. A questão é o tempo", reforça Biava.
Outro assunto que esteve em pauta foi o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Falta terminar a iluminação e o asfalto em torno dele. Ficou acordado que até o fim de maio o consórcio deixará pronto, com certeza. A iluminação ficará por conta da Cersul", explica.
Ainda, o prefeito destacou a importância da federalização do trecho. "É um assunto que nós estamos colocando em pauta há dois anos. Já fomos diversas vezes para Florianópolis e Brasília, e não sai do papel", afirma. "Vamos tomar posição e fazer uma reivindicação para que realmente seja federalizada", completa.
Enquanto as obras estão em andamento, o horário de liberação da BR-285 para o trânsito de veículos é de segunda a sexta-feira, com subida às 7h e às 18h e descida às 7h30 e às 18h30. Nos sábados e domingos, a Serra estará interditada.