Um novo e importante capítulo está prestes a começar a ser escrito na história do Hospital São Donato de Içara. Atualmente em meio a marteladas, pinceladas, ajustes e muito trabalho, mas quase finalizando a obra esperada pela população há anos: a construção da Unidade de Terapia Intensiva.
A primeira previsão, que era de estar com a parte física pronta em 2019, agora é ainda mais otimista. “Estamos pensando em inaugurar a estrutura no dia 20 de dezembro deste ano ainda. O contrato com a construtora é para fevereiro, mas, com o andar dos serviços, acreditamos que dezembro deste ano tudo estará pronto”, projeta o diretor administrativo, Júlio César de Luca.
“Por enquanto, ainda faltam coisas grandes, como a colocação do gesso e do piso”, complementa.
Expectativa para atendimento
A retomada e conclusão dos trabalhos para a que a UTI possa finalmente entrar em atividade na unidade hospitalar de Içara foi possível com a assinatura de um convênio com o Governo do Estado em maio deste ano.
Os recursos estaduais para a obra são de R$ 1,4 milhão, além dos valores repassados para a compra dos equipamentos necessários ao funcionamento de todo o serviço, que chegam a R$ 2,8 milhões. A empresa vencedora da licitação e responsável pela obra é a Casa do Construtor.
Mas, deixar a parte física pronta, inclusive com aparelhos, móveis e máquinas, é apenas o primeiro passo. A grande expectativa pelo início do atendimento aos pacientes. Para que essa conquista se torne realidade, a direção da fundação filantrópica já começou a se movimentar.
“Já estamos nos preparando para em novembro, após o período eleitoral, começar a tratar com o Governo do Estado a forma de manutenção das atividades. Buscar esse contrato para que a UTI”, comenta de Luca.
“Se tudo der certo, acredito que até o final do mês de março já vamos estar atendendo as pessoas na UTI do São Donato”, afirma o diretor administrativo.