Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

DIVE confirma primeiro óbito por febre amarela em 2021

Homem, de 34 anos, era morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis

Por Redação Florianópolis, SC, 06/04/2021 - 17:32 Atualizado em 06/04/2021 - 17:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informa que foi confirmado o primeiro óbito por febre amarela em Santa Catarina nesse ano. O homem, de 34 anos, era morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Outros três casos humanos de febre amarela já foram confirmados no estado neste ano. O primeiro caso, registrado em janeiro, foi de uma moradora de Taió, região do Alto Vale do Itajaí, de 40 anos. O segundo foi confirmado em março, sendo de um homem, de 62 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O terceiro, de um homem de 46 anos, morador do município de Anitápolis, também na Grande Florianópolis.

A DIVE/SC ainda aguarda o resultado dos exames laboratoriais de outros casos suspeitos, notificados pelos municípios de Lages e de São Bonifácio.

Com relação às epizootias, o estado já recebeu a notificação de 430 primatas não humanos mortos ou doentes, sendo que em 111 ocorreu a confirmação para a febre amarela. Outras 33 epizootias (morte ou adoecimento de macacos) continuam em investigação para determinar a causa do óbito. As informações detalhadas podem ser visualizadas no informe.

A equipe de zoonoses da DIVE vai realizar visitas técnicas nos municípios de Águas Mornas e São Bonifácio, nesta quarta-feira, 07, para discussão do cenário epidemiológico, medidas de prevenção e manejo clínico da doença com as equipes municipais. Nos próximos dias, será realizada uma capacitação com os municípios da Grande Florianópolis para discussão do manejo clínico dos pacientes com suspeita da doença, como já realizado em outras regiões do estado nos anos anteriores.

Além disso, por conta do cenário atual de Santa Catarina, a DIVE/SC reforça a importância da vacinação contra a febre amarela, melhor forma de prevenir a doença. “Todos os moradores de SC com mais de nove meses devem ser imunizados. As equipes dos municípios com o registro de epizootias precisam realizar a busca ativa de pessoas não vacinadas, especialmente nas área

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito