A produtora Genuíno Filmes, de Criciúma, está produzindo um documentário que explora e, ao mesmo tempo, celebra o cenário artístico da cidade nas décadas de 1980 e 1990, abordando o trabalho de artistas cujas obras estão espalhadas pela cidade e região, como Jussara Guimarães, Gilberto Pegoraro e Edi Balod.
De acordo com o diretor do projeto, Josué Genuíno, o filme busca homenagear e preservar a herança cultural da cidade. "Vamos destacar as histórias e contribuições dos artistas e eventos dessa época vibrante", comentou.
O documentário abordará o cenário cultural de Criciúma, passando por atividades econômicas como a exploração do carvão e a cerâmica, além de tratar do surgimento da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), que deu origem à Unesc, e do curso de Artes Visuais da instituição. Também explorará o processo criativo dos artistas e sua relação com o coração da cidade: a Praça Nereu Ramos. A previsão de lançamento é início de dezembro.
Para a pesquisadora e roteirista Bruna Speck, que é formada no curso de Artes Visuais da Unesc, o documentário visa retratar a evolução da cultura local. "Nosso foco é entender como a arte local influenciou e refletiu a dinâmica cultural da cidade", afirma.
O projeto para execução do Documentário foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Colaboração: Antonio Rozeng/Assessoria de Imprensa