O Gaeco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação "Control C", onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 17 cidades catarinenses. Ao todo, foram tomadas 46 medidas em Florianópolis, Jaguaruna, Tubarão, Balneário Arroio do Silva, Araranguá, Palhoça, Pescaria Brava, Laguna, Balneário Piçarras, Cocal do Sul, São Ludgero, Penha, Garopaba, Capivari de Baixo, São José, Blumenau e Criciúma.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça em razão de dois investigados possuírem foro privilegiado, pois tratam-se dos prefeitos Júnior de Abreu Bento (Garopaba) e Luiz Henrique Castro de Souza (Pescaria Brava).
As investigações apuram condutas praticadas por funcionários públicos e particulares envolvidos em contratações supostamente fraudulentas pelas Prefeituras, de prestação de serviços de cessão de licença de uso de software para gestão da área da saúde.
A prefeitura de Capivari de Baixo já emitiu um comunicado sobre a operação. Leia na íntegra:
Na manhã desta quinta-feira, 27 de março de 2025, a prefeitura de Capivari de Baixo foi alvo de uma medida de busca e apreensão executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em apoio à Promotoria de Justiça de Santa Catarina.
O mandado de busca e apreensão visa ao recolhimento de materiais e documentos que tenham relação com contratos da prefeitura com duas empresas fornecedoras de serviço/materiais, referentes aos anos de 2021 e 2023. A operação do Gaeco é denominada Ctrl C.
A Administração Municipal ressalta que colocou-se à disposição das autoridades policiais, facilitando a identificação que quaisquer documentos que venham ser considerados relevantes à peça comprobatória da Promotoria. A Administração reitera ainda seu compromisso com a transparência de seus atos a se manterá disponível ao atendimento e esclarecimento de quaisquer outras medidas.