Semana passada completou um ano da presença do coronavírus em Santa Catarina e desde então o setor gastronômico e de eventos vem sendo afetado. As últimas medidas restritivas aplicadas pelo Governo Estadual têm proibido o funcionamento do setor nos finais de semana e por último, e que trouxe maior prejuízo, a proibição de venda de bebidas alcóolicas após as 21h para consumo no local. Alguns estabelecimentos já fecharam e outros lutam para se manter aberto, e é em busca de atenção para essa situação que os donos e funcionários irão se manifestar.
O protesto está marcado para as 16h desta segunda-feira (22) na SC-445, conta com autorizçaão da Polícia Militar e irá seguir os protocolos sanitários. O ponto de encontro é o estabelecimento Point Beer, de lá proprietários, funcionários e apoiadores irão dar início à manifestação que tem cunho pacífico. Segundo um dos organizadores, Alex Sandro de Farias, todos irão utilizar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento.
A cadeia de pessoas afetadas é grande. Negócios e famílias estão se tornando insustentáveis sem o pleno funcionamento dos estabalecimentos. "A gente não está só olhando para nós. A gente está olhando para toda uma classe que tem o direito de trabalhar, que tem o direito de colocar o pão na mesa", disse Farias.