Depois de quase anunciar e desistir de Roberto Cavalo, o Criciúma tem um técnico para a temporada 2019. Com passagens por Atlético-PR, Vasco da Gama e São Paulo, Doriva foi anunciado pela direção carvoeira na manhã desta sexta-feira (7). Ele chega junto com o assessor de futebol Ricardo Rocha.
Doriva foi jogador profissional passando por clubes como São Paulo, onde iniciou a carreira, depois rodou por times de menor expressão, como Anapolina, Goiânia e XV de Piracicaba. Foi para o Atlético-MG e em seguida atuou na Europa, colocando no currículo o Porto (Portugal), Sampdoria (Itália), Celta de Vigo (Espanha) e os ingleses Middlesbrough e Blackpool.
Sua carreira como treinador é recente, iniciando em 2013 e conquistando um título logo no ano seguinte, com o Ituano no Campeonato Paulista. Depois rodou por Atlético-GO, Vasco da Gama - onde venceu o Carioca em 2015 -, Ponte Preta, São Paulo, Bahia, Santa Cruz, novamente Atlético-GO, Novorizontino, outra vez Ponte Preta e CRB.
Além dos dois títulos no currículo, Doriva carrega também três rebaixamentos para a Série B. Primeiro em 2015, quando treinou o Vasco por oito partidas, depois em 2016, com o Santa Cruz, onde ficou 12 rodadas e por último com o Atlético-GO, quando teve 10 jogos na temporada de 2017.