O Dr. Lair Ribeiro, nutrólogo e cardiologista, estará em Criciúma no próximo domingo (30), para uma palestra no AM Master Hall com o tema “Envelhecer sem ficar velho & Mude sua alimentação, mude sua vida”. Frituras, churrasco e agrotóxicos estão entre os principais vilões em relação a nutrição. Em entrevista ao Programa do Avesso, falou sobre câncer causado por alimentos, diabetes e até ameaças do churrasco.
“Não é divulgado que você não pode jogar um óleo vegetal, poli-insaturado, na frigideira, e a pessoa frita com canola, frita com girassol, frita com óleo de soja, é falta de conhecimento mesmo. Se a pessoa soubesse o que tá ali, na hora que cai na frigideira, por ser uma temperatura muito alta, aquilo ali vai sofrer uma desnaturação e virar um veneno. O maior problema das frituras é esse, põe um alimento para fritar, seja ele uma carne, se não tomar cuidado, aquilo ali vira um veneno”, afirmou.
Segundo o doutor, a alimentação é um problema bastante sério e vem passando por transformações nos últimos anos, como a multiplicação no consumo de açúcar. Outra questão é a utilização de agrotóxicos, onde segundo ele, hoje o Brasil é o país que mais utiliza esse tipo de produto, reduzindo os nutrientes presentes nos alimentos. Também é importante ficar atento ao churrasco.
“Se tiver um churrasqueiro bom, que saiba fazer churrasco, ele não deixa a carne queimar, mas se o churrasqueiro não sabe fazer churrasco ele deixa queimar, no momento que a carne queima, não é mais carne, aquilo ali pode causar câncer no intestino, uma pessoa que come churrasco queimado duas ou três vezes na semana desenvolve câncer no intestino. Deveria ser um conhecimento de todo mundo que faz churrasco”, garantiu o doutor.
Ovo faz bem para a saúde?
"Tudo o que a vida precisa tá no ovo, é bem embalado, é barato, não tem problema nenhum. Por muitos anos ele foi considerado vilão, hoje o mundo inteiro finalmente aceitou que o ovo faz bem. Agora, tem que tomar muito cuidado com o preparo, se por exemplo, fritar o ovo num óleo poli-insaturado, você pode oxidar o colesterol que tem no ovo e enquanto não oxida não tem problema nenhum”, contou Ribeiro.
Lair Ribeiro em Criciúma
Os ingressos digitais estão à venda pelo Blueticket. Com ele, não há necessidade de retirada antecipada ou na bilheteria do evento. Basta apresentar seu ingresso, na tela do celular ou impresso, no acesso do evento junto ao seu documento oficial com foto. A meia-entrada sai por R$ 42, enquanto o valor cheio é R$ 84. Os ingressos estão no primeiro lote.