Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Duas mil novas câmeras de videomonitoramento serão instaladas em 500 pontos de Criciúma

Moradores também poderão comprar o equipamento

Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 23/03/2023 - 11:30 Atualizado em 23/03/2023 - 12:16
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na noite dessa quarta-feira (22), foi realizada uma Audiência Pública da Câmara de Vereadores de Criciúma para falar sobre segurança pública e tecnologias de monitoramento. Dentre as novidades abordadas, o município deve contar com duas mil novas câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas em 500 locais da cidade.

LEIA MAIS:

Para o comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar de Criciúma, tenente-coronel Mário Luiz da Silva, o investimento é significativo e contribui para a segurança pública. “A aquisição foi feita, mas desconheço o tempo de instalação pode levar”, explica.

Aliado a isso, outra medida apresentada na audiência foi que os moradores poderão fazer a aquisição dos equipamentos da Khronos, empresa responsável pelo monitoramento das câmeras. Elas poderão ser colocadas nas ruas, no local de trabalho ou em comércios. 

“É uma aquisição particular e funcionaria como as câmeras internas que utilizamos nas casas e prédios, porém, voltadas para a rua. O acesso se dá por meio conjunto com os vizinhos, criando uma rede de vigilância em determinado conjunto de ruas”, diz o comandante. 

O anúncio deve ser feito nos próximos dias pelo Poder Público. Apesar de não ser centralizado com a Polícia Militar, as imagens podem ser disponibilizadas para as forças de operação públicas. “Tem essa possibilidade, me parece bastante válido para a segurança pública”, comenta Luiz.

De acordo com o comandante, a câmera por si só é válida, porém, fica aquém do que o equipamento traz para a segurança pública. O que ajudaria ainda mais, para o tenente-coronel, são os instrumentos de inteligência artificial. “Tem alguns softwares que são inseridos nessas câmeras que inclusive já temos aqui na cidade, alguns deles com leitura facial e de placa que trazem uma resolução e efetividade muito grande”, finaliza. 
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito