O primeiro mês do ano é dedicado a saúde mental. Içara é a única cidade da região com destaque para o Janeiro Branco. A iniciativa começou em 2018 e ganha ainda mais força em 2019. “O Janeiro Branco trata da saúde e da prevenção de toda a população”, destacou a coordenadora da campanha no município, Maria Eduarda Pacheco.
Além de ser o primeiro da região a adotar a ideia, Içara foi o terceiro município do estado. “Temos psicólogas e psiquiatras à disposição. Depende do mês fizemos de 800 até 1000 atendimentos. Temos conseguido atender a demanda e zerar a fila de espera”, contou a coordenadora. As atividades acontecem principalmente no Ambulatório de Saúde Mental.
Serão realizadas rodas de conversa sobre a saúde mental, assim como campanhas no comércio. “A nossa porta de entrada prioritária é a saúde básica. Casos mais graves são atendidos no CAPs ou no Hospital São Donato”, frisou Maria Eduarda. Ainda segundo ela, “Içara é o único município da região que tem atendimento para crianças e adolescentes”, considerando esta área.
Confira a entrevista na íntegra: