Os moradores de Criciúma terão cinco dias de desconto referente à Tarifa Fixa de Disponibilidade da Casan. O desconto será de R$ 5,85 na fatura da taxa, que é de R$ 35,08. O desconto só vem na fatura de abril.
“É muito pouco em relação aos prejuízos que a população teve, mas é um começo. A partir disso, levantamos outros assuntos como a utilidade da Tarifa de Disponibilidade”, diz Nícola Martins, presidente da Comissão Temporária da Casan.
Segundo Nícola, na segunda reunião da comissão que aconteceu nesta semana, a Agência Reguladora encaminhou a Casan o pedido do desconto, mas o diretor de Operações da concessionária, Joel Horstmann, disse que iria ser acatada a solicitação apenas na fatura de abril.
Outra coisa discutida durante a reunião foi a questão dos vazamentos. Aos vereadores, a Casan afirmou que quase todos acontecem por origem externas, mas ao fazer os reparos, não há cobrança. "Acarreta no aumento da tarifa do consumidor porque ele paga duas vezes, se ele paga o valor da energia e a Casan não cobra, entra no custo operacional que vira aumento na tarifa do consumidor”, explica Nícola.
Apesar de ter sido informado pela Casan que houve uma queda de 45% para cerca de 32% de perda ao pegar água da barragem e distribuir para os criciumenses, os dados da Agência Reguladora mostram que, na verdade, o percentual era de 28% e, agora, é 32%.
“Tem uma contradição e a Casan reconheceu que errou o número, em meia hora lendo o relatório da agência percebi isso, me surpreende as duas não terem percebido, e o aumento na perda acarreta em mudança de meta, penalização para empresa e isso era responsabilidade da agência que não percebeu e da Casan que passou o número errado”, destaca o vereador.