Anunciada em 2012 pelo governador Raimundo Colombo (PSD), a Via Rápida será inaugurada dia 20 de dezembro, é o que promete o secretário estadual de infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro.
“Estamos montando uma força tarefa. Estamos trabalhando em um ritmo bastante acelerado, todos focados no objetivo para entregar e fazer um grande evento. É um assunto recorrente por tudo o que ela representa”, afirmou Vampiro.
Faltam menos de três meses para que a obra de pouco mais de 10.400 metros seja concluída. A Via Rápida ligará Criciúma à BR-101, contando com 17 viadutos, deve receber mais de 22 mil veículos por dia. Os investimentos foram superiores a R$ 110 milhões.
“A Via Rápida é como foi a rodovia Luiz Rosso. É uma estrada moderna, que deve atrair empresas para a cidade. Tem o aspecto da boa primeira impressão, é um grande presente para Criciúma”, imaginou o jornalista Adelor Lessa.
É esperado que o trajeto possa ser completo em até oito minutos. A inauguração deverá contar com apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. A ideia de construção da Via Rápida surgiu quando o empresário Olvacir Fontana era Secretário de Estado.
“[Queríamos] fazer algo diferente, que premiasse a região de Criciúma. A ideia inicial era fazer a interpraias, mas com a duplicação da 101 não seria tão importante. Criciúma precisava ter um acesso rápido”, lembrou Fontana.