Proporcionar oportunidade aos artistas criciumenses afetados pela pandemia, devido à suspensão das atividades. Este foi o objetivo do Edital Cultura Criciúma 2020, que contemplou 70 projetos e distribuirá R$ 135 mil. A assinatura de contratos com os vencedores ocorrerá nesta quinta-feira, 23.
Lançado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), o edital contemplou nove áreas: Música, Dança, Teatro, Livro/Literatura, Patrimônio, Artes Visuais, Áudio Visual, Cultura Popular e Cultura Digital. Cada projeto receberá o valor de R$ 1928,28, oriundos do Fundo Municipal de Cultura. Após a assinatura do contrato, os artistas vencedores deverão produzir um vídeo entre 30 a 60 minutos, contendo alguma apresentação artística-cultural e disponibilizá-los à FCC.
“Ficamos muito satisfeitos com o edital. Foram 87 inscritos no total, com projetos contemplados em todas as áreas”, disse o diretor de Turismo da FCC e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comcri), Ismail Ahmad Ismail.
Para uma das vencedoras do edital, Silvia Regina Teixeira, esta é uma iniciativa de sensibilidade e apoio aos profissionais da arte em geral. “Irá contribuir para a manutenção dos nossos trabalhos, sendo que por um bom tempo ficamos impossibilidades de estar ativos”, afirmou Silvia, acrescentando que “Iniciativas como esta, deveriam acontecer mais e mais. Somos um número expressivo em nossa cidade. A arte e tudo e todos que a envolve, reflete diretamente em muitas pessoas, muitas famílias e indiretamente a todos”, afirmou.
Abaixo, a lista de contemplados com o edital: