As aulas presenciais nas escolas estaduais de Santa Catarina retornaram há pouco mais de um mês, após um ano quase que completamente parado por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, cerca de 1 mil pessoas da rede estadual de educação estão afastadas com quadros suspeitos de coronavírus.
O afastamento é realizado como forma de segurança para contenção da pandemia, e está incluso no Plano de Contingência para as escolas. Segundo Vampiro, a quantidade de casos confirmados ainda é pequena, no entanto.
“Temos hoje um percentual pequeno de positivados. São 126 servidores infectados, o que representa 0,36% de servidores da rede estadual”, disse o secretário. “A princípio, temos 1 mil casos suspeitos que estão afastados, com todo procedimento da vigilância, mas os números confirmados ainda são poucos”, completou.
Santa Catarina conta com o total de 547 mil alunos matriculados no ano letivo de 2021, divididos em 1064 escolas que contam com quase 38 mil profissionais. Cerca de 69% de todas as escolas estaduais de SC optaram pelo modelo misto, com alternância entre atividades presenciais e remotas. Há ainda 21,25% que trabalham de forma completamente remota.
Vampiro ressalta que as escolas não estão imunes a Covid-19, mas que ainda sim são opções para muitos pais. “O Estado deu opção aos pais que, se quisessem deixar seus filhos em casa, não teriam problema algum. Temos a obrigação de levar a merenda escolar em casa e disponibilizar o material de forma remota”, pontuou Vampiro. “Entre uma praça e parque desregrado sem máscara, é mais seguro a escola com todo o regramento e procedimentos a serem seguidos”, ressaltou.