Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Em Balneário Camboriú, praias interditadas e acessos bloqueados (VÍDEO)

Município fez barreiras em acessos e interditou as praias para evitar a entrada de mais turistas

Por Marciano Bortolin Balneário Camboriú, SC, 19/03/2020 - 16:31 Atualizado em 19/03/2020 - 17:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As diversas restrições impostas pelo decreto 515/2020 do governador Carlos Moisés da Silva, visando combater a proliferação do coronavírus (Covid-19) tem a intenção, entre outras, de manter as pessoas em casa. Porém, muitos não entenderam o recado e, ao invés da quarentena, optaram por ir à praia como se fosse período de férias.

Uma das cidades catarinenses que têm sofrido com isso é Balneário Camboriú, no litoral norte. Morador da Avenida Atlântica, de frente ao mar, o comerciante Volmer dos Santos presencia nos últimos dias uma movimentação intensa na orla, o que preocupa ele e a população. “Tenho vontade de ir na janela e mandar para casa. Parece que nada está acontecendo. Em frente a minha residência, uma rua onde tem muitos hotéis próximos, as pessoas continuam mesmo que a polícia dê o recado, avise. Eles caminham para um lado, caminham para o outro e voltam para o mesmo lugar. Do jeito que está, deixa a população apavorada porque ninguém está cumprindo as determinações. Quem é morador até se revolta pelo pouco caso. Muitos amigos que converso por Whatsapp estão revoltados com a atitude do turista que está em nossa cidade”, enfatiza.

Decreto interdita praias

O prefeito lançou decreto para impedir o uso das praias de Balneário Camboriú. A medida passou a valer nesta tarde de quinta-feira (19), às 15h e tem duração de sete dias.

O prefeito acompanhado das forças policiais do município atuou na abordagem para que haja o cumprimento imediato da ação. Uma grande força-tarefa foi montada para passar um pente-fino na faixa de areia e reconduzir as pessoas para seus domicílios.

Na busca por evitar conter a quantidade de turistas na cidade, a Guarda Municipal instalou tubos de concreto nos acessos ao município. Estas barreiras começaram a ser colocadas ontem e até às 6h, as três primeiras já haviam abordado 189 veículos com placas de cidades que registraram transmissão comunitária do coronavírus. Dezessete tiveram que voltar para suas localidades de origem, porque não conseguiram comprovar que eram moradores de Balneário Camboriú ou dos municípios vizinhos. Às 12h já eram nove as barreiras em oito ruas. São quatro casos confirmados e acredito que tem mais do que já divulgaram. Mas estamos fazendo a nossa parte. Estamos em casa, saímos só em caso de extrema necessidade”, comenta Santos.

Na manhã desta quinta-feira, 19, um carro de som passou a circular na faixa de areia alertando para a importância de ficar em casa para evitar o avanço do coronavírus (Covi-19). A ação conta com parte do efetivo da Guarda Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito. "Estamos fazendo nossa parte limitando o acesso à cidade e tomando uma série de medidas para combater o coronavírus, mas a população precisa fazer sua parte. É necessário se manter em casa para evitar a contaminação", disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

Volmer Santos lembra que esta é uma época tradicional para o turismo da terceira idade em Balneário Camboriú, por isso, muitas pessoas já estavam na cidade antes do prefeito decretar o fechamento dos acessos, hotéis, restaurantes, entre outros. “Tudo que o prefeito pediu para a população fazer, a maioria está fazendo, mas o turista não. Estão andando na cidade como se tudo tivesse normal. A tarde inteira na praia, caminhando, passeando. O carro da polícia com alto-falante está passando e pedindo para o pessoal sair da praia.

Em Itapema, uma força-tarefa para evacuação das praias também está sendo realizada nesta quinta-feira. A Administração Municipal alertou para a importância de respeito ao Decreto e permaneçam em casa nos próximos dias.

Praias são interditadas em Balneário Camboriú. Foto: Divulgação

Preocupação também em Florianópolis

Algumas praias de Florianópolis também estão enfrentando o mesmo problema. Exemplo é a Praia Brava, no Norte da Ilha. Por determinação, os condomínios tiveram as piscinas lacradas, mas mesmo assim a movimentação é grande na orla. “A maioria dos apartamentos são de proprietários da área central de Florianópolis, São Paulo, entre outros grandes centros e como a determinação é para fechar tudo, as pessoas vão para a praia”, diz a moradora, Gabriela Domingos Costa da Silva.

Lá a polícia informou que não teria como proibir as pessoas de irem para a praia.

 

Veranistas vão à praia em Florianópolis. Foto: Gabriela Domingos / Colaboração / 4oito

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito