As autoridades estão buscando, das mais diversas formas, aprimorar os canais de contato com a população. Em tempo de coronavírus, a informação tem sido uma arma importante, e isso é identificado com clareza tanto pelo Estado quanto pela União.
Em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés havia anunciado, durante a semana que passou, que um serviço já disponível em Florianópolis alcançaria todos os catarinenses: a notificação, via SMS, sobre casos de Covid-19 em um raio de até 200 metros da moradia do cidadão contactado.
Confira também - Covid 19: Estado reforça inteligência de dados
"Resido aqui na Rua Marcelo Lodetti, perto da gruta, e recebi um SMS desse", referiu Marcelo Damásio, morador do Centro de Criciúma. A mensagem é direcionada conforme o CEP de residência da pessoa infectada e dos seus respectivos vizinhos, conforme os cadastros estaduais. Uma moradora da Rua Barão do Rio Branco, no entorno da Praça do Congresso, recebeu a mensagem da imagem abaixo:
Em nível federal, o ministro Luiz Henrique Mandetta havia anunciado a realização de pesquisas com a população via telefone, com a meta de alcançar milhões de brasileiros. E já há gente recebendo os telefonemas do Ministério da Saúde, inclusive aqui na região. "Eu recebi uma chamada interessante, do número 136. Dizendo que era do Ministério da Saúde, e se eu poderia atender. Eu disse que sim. Ela perguntou como estava a minha saúde, se eu tossi, tive febre, dor. Eu logicamente disse que não. Ela respondeu que isso era bom, mas que eu continuasse tendo cuidado com higiene", contou o vereador Ademir Honorato, de Criciúma. "Foi rápido mas foi muito bacana a informação desse novo canal. Foi um atendimento eletrônico. Uma pesquisa muito boa", referiu o parlamentar, que reside no Bairro Quarta Linha.
Criciúma está, conforme o último relatório da Vigilância Epidemiológica, com 48 casos de Covid-19 confirmados e quatro óbitos registrados. Em Santa Catarina são 776 casos e 25 mortes. No Brasil já são mais de 1,2 mil mortes, 99 novos falecimentos por coronavírus neste domingo.