Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Em live, ministra desabafa a favor de idosos

Damares Alves fez duras críticas a governadores, prefeitos e policiais que constranger pessoas de idade nas ruas

Por Denis Luciano Brasília, DF, 22/04/2020 - 14:02 Atualizado em 22/04/2020 - 14:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Nenhum idoso pode ser agredido. Nesse país tem um presidente macho que não permite que os idosos sejam agredidos. Vocês estão me ouvindo?". Ia por essa linha uma live que reuniu nesta terça-feira, 21, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa.

Damares criticava os agressores de idosos. "Acabou essa palhaçada de bater em idoso no Brasil, esses filhos metidos a valentões, acabou. Nós vamos proteger os idosos". Quando chegou nesse ponto, a ministra trouxe à tona a situação atual das pessoas de idade perante à pandemia de Covid-19.

"Deixa eu mandar um recado para prefeitos e governadores que estão mandando polícia para constranger idosos nas ruas. Policiais, vocês tem que orientar idosos, proteger idosos, se preciso dê uma carona para ele voltar para casa, essa história de algemar idoso, de machucar idoso, de empurrar dentro de camburão, parem com essa palhaçada, é violação de direitos humanos", afirmou. "A pandemia vai passar e nós vamos fiscalizar violação de direitos de idosos, seja você governador, prefeito, policial. Aqui em Brasília tem um time que defende idoso", destacou, já visivelmente irritada.

Damares foi além no recado. "Oriente, mas não constranja. Proteja mas não agrida. Eu vi uma imagem de uma senhora que estava indo comprar pão e os policiais constrangendo ela, me poupem, nesse país tem direitos humanos, vocês tomem cuidado. Pandemia não é justificativa para violação de direitos fundamentais", arrematou.

Os idosos e o coronavírus

Em todos os estados, são frequentes as recomendações das autoridades para que os idosos permaneçam em suas casas. Dos 1.091 casos de contaminação pelo novo coronavírus anunciados pelo Governo de Santa Catarina até esta terça, 251 encontravam-se na faixa dos 60 anos em diante.

Coronavírus em Santa Catarina

Casos - 1.091

Casos entre idosos (mais de 60 anos) - 251

60 a 69 anos - 140

70 a 79 anos - 69

80 a 89 anos - 35

90 anos ou mais - 7 casos

Em relação aos óbitos, são 36 no relatório desta terça, 24 envolvendo pessoas de 60 anos ou mais.

Óbitos - 36

Mortes entre idosos (mais de 60 anos) - 24

60 a 69 anos - 7

70 a 79 anos - 7

80 a 89 anos - 8

90 anos ou mais - 2

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito