Urussanga celebrou na noite desta terça-feira (29), a formatura das primeiras turmas da Escola Móvel do SENAI no município. O projeto, que é uma parceria do governo municipal e o SENAI de Criciúma, garantiu a capacitação para 38 alunos das turmas de Pedreiro de Alvenaria, Carpinteiro de Esquadrias e Eletricista Instalador Industrial.
Entre os formandos estava Welking D. Cypre que garantiu dois certificados, um no curso de Pedreiro de Alvenaria e o segundo como Eletricista Instalador Predial. Há quatro anos morando no Brasil, o haitiano estava acompanhado da esposa e do filho e celebrou muito a conquista. "Esta é uma grande oportunidade para mim. Hoje estou trabalhando e com esses cursos aprendi muitas coisas. Quero seguir estudando cada vez mais e assim garantir um futuro melhor para o meu filho", garante Welking.
De acordo com o gerente de operações do SENAI, Valmir Cabral da Silva Neto, a Escola Móvel veio para suprir uma demanda e aproximar ainda mais a instituição dos municípios do Sul catarinense. "Nós contamos com quatro unidades físicas do SENAI no Sul do estado e o projeto da Escola Móvel surgiu para criarmos um SENAI itinerante, disponibilizando toda a estrutura e o ensino já reconhecido da instituição para mais próximo da população. É um projeto que veio para ficar e que cada vez se torna mais reconhecido por desenvolver o potencial econômico dos municípios e promover a capacitação profissional dos seus moradores", garante Valmir.
O convênio entre Prefeitura de Urussanga e SENAI foi firmado no final do ano passado, e teve como principal objetivo o de promover a educação profissionalizante no município e garantir mão de obra qualificada. Para outubro, dois novos cursos já devem ser iniciados, o de Torno CNC e Padeiro/ Confeiteiro.
"Urussanga fez esta grande parceria para fazer com que as pessoas tivessem uma oportunidade. E essa oportunidade foi abraçada por cada um dos alunos que finalizaram o curso e garantiram esse certificado. É um momento de alegria para todos nós e que merece e muito ser celebrado" enfatiza o prefeito Luís Gustavo Cancellier.