Do dia 1º de janeiro de 2018 até a esta quinta-feira (19), A Polícia Rodoviária Federal aplicou 1077 multas por embriaguez ao volante e prendeu 127 pessoas pelo mesmo motivo em rodovias federais no estado de Santa Catarina. Este é o resultado de mais de 29 mil testes de bafômetro feitos pela realizados pela PRF neste ano. Desde ontem a pena para condutores que dirigirem embriagados e que provocarem acidentes graves aumentou.
“A Legislação tem se tornado cada vez mais severa. E a gente tem notado uma diminuição da tolerância que as pessoas tem com embriaguez ao volante. Mas a gente ainda assim os números são grandes. Esses quase 130 detidos, além de estarem embriagados, ou apresentaram um nível de concentração de álcool muito elevado ou vários sintomas e sinais de embriaguez”, explicou Carlos Possamai, chefe do Núcleo de Comunicação PRF/SC.
Para Possamai, as regras mais rígidas que entraram em vigor ontem não vão ter resultados imediatos. “As pessoas terão que ter conhecimento sobre essas novas regras. Mas o que vai ficando cada vez mais claro é que tomar aquela cervejinha depois do futebol ou aquele vinhozinho na casa dos parentes e ir para a casa, é crime. Não é uma infração, é um crime. Essa severidade da lei vai tornar essa sensação mais clara”, afirmou.