Em seu primeiro dia, o Centro de Triagem de Criciúma, criado especialmente devido ao cornavírus (Covid-19), atendeu cerca de 150 pessoas, entre presenciais e telefônicos. Conforme o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, destes, cinco foram encaminhados ao hospital, das quais cinco realizaram exames, sendo três para o coronavírus. “O centro de triagem está cumprindo os eu papel”, salienta.
A estrutura está funcionando no prédio onde funcionava a Unidade de Saúde Central e atende 24 horas todos os dias. “É preciso ter a consciência de não ir todo mundo para o centro de triagem. É preciso primeiro procurar a unidade de saúde mais próxima”, enfatiza.
Casagrande falou ainda que já existem leitos à disposição no Hospital São José (HSJ), caso necessários. “São leitos de observação e também do pronto socorro. Estamos nos antecipando. Tomara que não precise de tanta estrutura como estamos preparando”, cita.
Casos
Até a tarde desta quinta-feira, 19, são 64 caos suspeitos, sendo 46 de Criciúma e 23 descartados. Nenhum positivo. “Até hoje, dos casos suspeitos, 23 negativos, nenhum caso positivo em Criciúma”, relata.
Clésio Salvaro enfatizou que o momento é de serenidade e de tranquilizar as pessoas. “Trabalhar com serenidade para manter a calma. Estamos trabalhando há quase 60 dias. Criciúma saiu na frente. Estamos com equipes capacitadas, sem casos confirmados. O planejado até semana passada ficou de perna para cima. Agora o momento é outro. As escolas fecharam, os ônibus pararam, a arrecadação caiu, isso a gente acerta ali na frente. A indústria precisa produzir para evitar o desabastecimento. Hoje foi um dia que os supermercados quase voltaram ao normal”, falou o prefeito.
Auxílio
Salvaro anunciou que famílias que têm cadastro ativo no Programa Bolsa Família com alunos na creche e escola vão receber cesta básica a partir da semana que vem, além disso, o Município, diz o prefeito, segue ajudando os moradores de rua. Ainda sobre restrições, o prefeito reforçou que os parques infantis estão interditados. “Se aglomerar, teremos que fechar também os parques. O propósito é manter as pessoas em casa. Todas as medidas que estão ao nosso alcance estamos tomando.”, ressalta.
Outra atitude tomada na tarde desta quinta-feira, 19, foi a liberação de R$ 400 mil para a compra de equipamentos aos profissionais da saúde. “Estou feliz pela compreensão que as pessoas estão tendo. Dentro das limitações estamos fazendo o melhor”, pontua.