Os decretos de quarentena e de suspensão de atividades comerciais em toda Santa Catarina fez com que o município de Criciúma fosse atrás de uma alternativa de vendas para os comerciantes locais. Uma das soluções encontradas e apresentadas no projeto Supera foi a utilização do To Pedindo para venda online, assim como a entrega dos produtos via MOP (Motorista Particular), aplicativo de transporte criciumense.
De acordo com o gerente comercial da empresa, Thiago Albino, o número de cadastro de empresas foi tímido ainda nos primeiros dias, mas com o tempo estas foram procurando parcerias com o aplicativo com maior intensidade. “Hoje pode-se dizer que as empresas já se acostumaram com a ideia. Óbvio que, considerando o número de lojas físicas existentes, as que nos procuraram para fazer essa venda virtual é pequeno, mas atingiu e superou as expectativas”, comentou.
A busca do MOP por parcerias com empresas é anterior a implementação do projeto Supera em Criciúma. “Vínhamos planejando e buscando empresas parceiras que pudessem utilizar o MOP como meio de transporte alternativo”, disse Thiago. Com a implementação do programa criciumense, a perspectiva aumentou ainda mais.
“Com a ênfase dada pela compra digital do comércio local a gente verificou um aumento do número de interessados em fazer parcerias. Praticamente 100% dos clientes que nos procuraram esperam manter isso daqui para frente, e isso nos traz uma perspectiva bem positiva para manter esse projeto funcionando”, pontuou.
A reabertura do comércio de rua em Santa Catarina na última segunda-feira, 13, fez com que cada vez mais pessoas procurassem pelo aplicativo de transporte. Segundo Thiago, de segunda à quarta-feira houve um aumento de cerca de 70% em relação ao que se vinha tendo durante a quarentena. “Ainda não chegou no estágio em que estávamos antes, mas em relação a semana anterior foi maior”, afirmou.
Além da procura de empresas, Thiago afirma que o número de motoristas cadastrados no aplicativo também aumentou. "Diariamente os motoristas nos procuram para fazer cadastros. Não tivemos nenhum cadastro suspenso por iniciativa dos motoristas", concluiu.