Dormir bem é fundamental para ter um dia produtivo. A apneia obstrutiva do sono pode gerar graves problemas de saúde e sociais. Recentemente foi desenvolvido um marca-passo para a garganta, reduzindo as causas do problema.
“Um implante mantém choques no hipoglosso, que é um nervo que vai em direção a língua. Ele mantém a garganta aberta, a apneia é o fechamento, a pessoa não respira por 10 segundos, e quando abre vem aquele ronco. Isso ainda é muito novo e necessita de mais estudos”, afirma o especialista em medicina do sono e pneumologia, dr. Fábio Souza.
De acordo com o médico, o ronco é a terceira maior causa de divórcios no Brasil, sendo que a apneia do sono atinge um a cada três brasileiros. “Quem geralmente sofre mais é a esposa, pois os maridos roncam mais. Além de todo o estresse psicológico, tem o estresse orgânico”, diz.
A falta de passagem de ar pode ocasionar em problemas no coração, como infarto ou derrame. O médico orienta dormir oito horas por noite, ajudando na disposição. As pessoas devem evitar chá, refrigerante, café e chimarrão em horários próximos de dormir, pois são estimulantes cerebrais.
“O principal problema é a intensidade de luz. Utilizar celular, tablet ou TV duas horas antes de dormir é ruim. Isso não é apagar tudo, mas diminuir”, conclui.