As vacinas contra o coronavírus que estão sendo utilizadas no Brasil exigem duas aplicações para ter a eficácia prometida pelos laboratórios. São elas a Astrazeneca e a Coronavac, até o momento. A utilização está sendo feita conforme a disponibilidade e cada uma possui um prazo diferente para a segunda aplicação, por isso é necessário ficar atento em qual dose foi recebida.
Segundo a Vigilância em Saúde do município de Criciúma, o recomendado pelo laboratório é que a segunda dose da Coronavac seja aplicada dentro de 14 à 28 dias após a primeira aplicação. A Vigilância destacou que existem estudos que relacionam a melhor eficácia do imunizante quando utilizado entre 21 à 28 dias após a primeira dose.
O prazo para a receber a segunda dose da vacina Astrazeneca é maior. Segundo as informações repassada pela Vigilância, a segunda aplicação da Astrazeneca deve ser realizada entre 4 a 12 semanas após a primeira dose. Ou seja, entre um à três meses depois.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, já estão sendo feitas as aplicações de segunda dose. Para os que estão já se encontram no prazo recomendado, a vacina já está disponível na Unidade Básica de Saúde. O secretário ressaltou que caso a pessoa ainda não tenha sido chamada, ela pode entrar em contato com a UBS.