Chegado o verão, é muito comum começarmos a usar óculos escuros para que possamos proteger os nossos olhos dos malefícios causados pelo sol. Apesar disso, nem todos os óculos solares e de grau possuem lentes que protegem a nossa vista da tão perigosa e danosa radiação ultravioleta.
De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Henrique Packter, a radiação ultravioleta é a mais prejudicial ao ser humano, podendo causar catarata e outros diversos problemas de visão e, também, de pele. “Parece que estamos todos fadados a usar óculos, o quais ajudam a proteger os olhos do sol. Acontece que, aqueles óculos escuros que não possuem filtro solar são muito mais danosos para os olhos do que simplesmente não usar nada”, explicou o doutor.
Henrique recomenda que, na hora de comprar um óculos, seja ele de sol ou de grau, que se procure sempre por óticas já consagradas e confiáveis, as quais entregarão um material protegido e com qualidade. Além disso, um determinado aparelho portátil, elaborado pela empresa Zeiss, também ajuda a conferir a presença ou ausência de filtros solares nos óculos.
“O espectrofotômetro é um material prático e que faz uma verificação da passagem ou não passagem da radiação ultravioleta por entre as lentes”, destacou o doutor. O equipamento é fácil de se transportar e emite a radiação diretamente na lente dos óculos - os quais devem ser colocados sobre o espectrofotômetro. Sendo assim, se a radiação passar pelas lentes e e for refletida no outro lado, o óculos não possui o filtro necessário.