Pela terceira semana consecutiva, todo o Estado de Santa Catarina encontra-se na bandeira vermelha, a mais grave, da pandemia. Os dados foram atualizados neste sábado, 13, pela secretaria da Saúde.
Ainda de acordo com o governo, cinco das 16 regiões receberam nível máximo de alerta em todos os requisitos avaliados para a construção das bandeiras, uma a menos do que na semana passada.
“Essa melhora em regiões como o Oeste mostra que as ações que o Estado e a Secretaria têm tomado nas últimas semanas estão começando a surtir o efeito necessário”, avaliou a cientista de dados Bianca Vieira. Ela acrescenta, no entanto, que ainda é fundamental ter atenção e seguir com os cuidados, porque “o sistema de saúde ainda não consegue absorver toda a demanda gerada”.
Com a situação crítica, o governo do Estado divulgou na última quarta-feira um novo decreto prorrogando o chamado lockdown de fim de semana e instituindo uma espécie de "lei seca" nos estabelecimentos durante os dias de semana a partir das 21h.