O Governo do Estado ainda não definiu qual será o hospital vocacionado para atendimentos de pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19), na Região Sul. A intenção inicial era utilizar o Hospital Regional de Araranguá. “Iniciamos conversa em Araranguá para mais leitos de UTI, mas há uma dificuldade operacional para os atendimentos que já são realizados, então estamos buscando outro hospital”, disse o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino.
Realidade
O médico infectologista Eduardo Campos de Oliveira, que também participou da entrevista coletiva de atualização dos casos, alertou aquelas pessoas que ainda não levam a pandemia totalmente a sério. “É importante que as pessoas passem a enfrentar esta situação que vivemos. Basta ver os outros países, o tremendo impacto, a mortalidade elevadíssima. Não tem como mentir, fugir da realidade. Impossível chegar aqui, reunidos, trabalhando para uma situação falsa. O que existe é uma grave pandemia, global, afetando quase todos os países, provocando mortes. A população precisa ser protegida deste mal”, enfatizou.
Sobre isso, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), destaco que alguns estados jé têm o sistema de saúde sendo colapsado. “Tenho fé que sairemos desta situação, mas precisamos fazer as ações necessárias”, comentou.