Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Estamos correndo atrás a cada dia, a cada hora e a cada minuto", disse Secretário sobre leitos de UTI

Acélio Casagrande, secretário de Saúde de Criciúma, falou sobre a abertura de 20 novos leitos

Por Beatriz Coan Criciúma, SC, 08/03/2021 - 10:43 Atualizado em 08/03/2021 - 10:44
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A corrida contra o tempo para a ampliação do número de leitos de UTIs segue acontecendo em todo estado catarinense. Na região Sul, segundo informação repassada para o secretário de saúde de Criciúma Acélio Casagrande, 58 pessoas aguardam por um leito de UTI. Na semana passada, foram anunciadas que 20 novas vagas seriam abertas na região, mas a situação não é tão simples.

Estes novos leitos serão abertos no Hospital do Rio Maina em Criciúma, para atender toda a região Sul. Mas somente 10 respiradores foram enviados pelo Governo Estadual. Os outros 10, conforme Acélio, estão sendo negociados em Brasília através do Secretário do Estado da Saúde, André Motta.

Para a viabilização de um leito de UTI são necessários mais equipamentos além do respirador, que são alugados. Para isso o Governo Federal está disponibilizando R$1.600,00 de diária para manter novos leitos abertos. Em busca dessa abertura, no final de semana Acélio, junto com o prefeito Salvaro, se reuniu com as empresas da região que prestam este tipo de serviço. Uma delas está impossibilitada de colocar novos leitos e outra orçou o custo de R$2.965,00.

Uma reunião entre prefeitos da região carbonífera foi realizada e os gastos extras com os leitos serão divididos. Cada prefeito se responsabilizou em pagar o proporcionalmente com o número de habitantes que o município tem. Sendo assim, Criciúma ficou responsável pelo pagamento de 50% da conta. A expectativa é de que até quarta-feira (10) os dez leitos estejam disponíveis para a população.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito