Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Estudantes de Criciúma lançam livro sobre bicentenário da Independência do Brasil

Obra foi desenvolvida por alunos do ensino fundamental e professores de história

Por Redação Criciúma, 21/05/2024 - 11:14 Atualizado em 21/05/2024 - 11:18
Fotos: Shaiane Corrêa
Fotos: Shaiane Corrêa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na última semana, estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Criciúma, em parceria com os professores de história, lançaram o livro "200 anos da Independência do Brasil: Olhares de Estudantes e Professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma". A cerimônia, realizada no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, celebrou o protagonismo dos jovens na produção intelectual e reuniu alunos, professores e autoridades do município.

O projeto, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação, destaca a importância de envolver crianças e adolescentes nas discussões sobre o bicentenário da Independência do Brasil. "A execução desse projeto ofereceu visibilidade às ideias e concepções sobre a Independência do Brasil, protagonizadas pelos estudantes, por meio de reflexões desenvolvidas nas aulas de história", afirmou a secretária, Alexsandra Stols Pelegrim.

Iniciado em 2022, o livro reflete as perspectivas dos alunos e professores sobre o bicentenário, relacionando-o ao centenário da Semana de Arte Moderna e traçando paralelos entre o presente e o passado do Brasil. "Durante as aulas, discutimos os problemas e obstáculos ao pleno exercício da independência política de nosso país", contou a coordenadora Tatiane dos Santos Virtuoso. Ela destacou que os estudantes também exploraram o papel de figuras históricas como a imperatriz Maria Leopoldina e Maria Quitéria, cujas histórias enriqueceram o conteúdo do livro.

Monumento do Bicentenário da Independência

Em setembro de 2022, em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil, Criciúma inaugurou o Monumento do Bicentenário da Independência no Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel. O obelisco, com 20 metros de altura, foi idealizado pelo prefeito Clésio Salvaro, e é um marco comemorativo dessa importante data histórica.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito