Em Criciúma, aproximadamente 150 famílias descentes Japoneses moram na região Sul de Santa Catarina. Essas famílias e todo o estado catarinense e do Paraná estiveram representados pela analista de mídias digitais Alessandra Koga, a Ale. Toda a experiência vivida ao longo de sete dias de viagem foi compartilhada no programa Do Avesso desta quarta-feira, 19, na Rádio Som Maior.
Para participar da Missão Diplomática, Ale passou por uma seleção no Consulado Japonês em Curitiba. Ao todo, 13 participantes da América Latina, sendo seis do Brasil. O objetivo da Missão é fazer com que os descendentes vão até o Japão para trazer as experiências para os país natais.
Os avós de Ale vieram do Japão para o Brasil, residindo em São Paulo. Há seis anos Ale veio morar em Criciúma. Sendo assim, ela é considerada Nikkei, que é a denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior.
"O objetivo é de fazer com que nós tenhamos a nossa visão de Japão e volte para as nossas comunidades trazendo os valores apreendidos e assim fazer passar esses valores para a comunidade", comenta Ale.
No programa Do Avesso, Ale ainda falou sobre as diferenças culturais e a preocupação de engajar os jovens do Japão e os descentes espalhados pelo mundo na cultura japonesa.