As atividades turísticas no meio rural existem desde a década de 1970, embora tenha ganho destaque nos últimos anos. Para comemorar o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, o Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu as especialistas no assunto Cris Belarmino, Cris Conti, Josiani Ronsoni e Cleia Cimolin.
“Toda trilha a gente faz um planejamento antes de lançá-la. Tudo é feito com muita segurança, com guias cadastrados. É feito um termo de conhecimento de risco. Ninguém simplesmente chega lá e faz qualquer trilha de qualquer jeito”, afirmou a responsável pela Fazenda São Lourenço, de Siderópolis, Cris Belarmino.
Fazem parte do turismo rural atividades como andar a cavalo, pescar, fazer trilhas até cachoeiras, saborear a culinária campeira, acompanhar a ordenha da vaca e a colheita de produtos agrícolas. Santa Catarina foi o estado precursor da prática no Brasil, no início da década de 1980.
Também conhecido por agroturismo, tem o objetivo de permitir um contato direto com a natureza e com as tradições locais. “A nossa trilha é muito barulhenta, se pensa em ver um animal silvestre, ele corre. Não é simplesmente caminhar e deu, é resgatar a história”, contou a líder do Grupo Movimento, Josiani Ronsoni.
É recomendado nunca inaugurar um calçado em uma trilha, assim como não ir com calçado velho. Nesses locais a internet pode não pegar bem, mas é difícil ficar longe do celular. “A gente tira muitas fotos, mas ligar para alguém ou mandar mensagens é mais difícil”, disse Cris Conti.
Confirma o Programa do Avesso completo: