Comida boa e solidariedade. Esses são os ingredientes da Feijoada Beneficente do Beto, em prol da reforma de sua casa. O evento acontecerá no dia 22 de outubro, a partir das 20h, no Salão de Festas da Igreja Católica, localizado no bairro Santa Luzia, em Criciúma.
O criciumense Alberto de Oliveira Ramilo é vendedor ambulante desde os 12 anos de idade. Hoje, aos 45, foi diagnosticado com artrose no quadril, tornando difícil se dedicar às vendas do seu produto destaque: picolés.
"Não consigo mais empurrar o carrinho de picolés. Cada passo, é uma dor insuportável. Também vendo cocadas, mas sempre foi em menores quantidades. Estou na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer uma cirurgia, mas ainda não tenho uma previsão de quando será liberada", explica.
O vendedor ambulante mora no bairro Progresso, junto à esposa e mais três filhos adolescentes que são portadores de transtornos mentais. A casa da família está em condições extremamente precárias e, em agosto de 2021, uma parte foi condenada pela Defesa Civil por risco de desabamento.
Neste ano, com a venda de rifas, Beto adquiriu cerca de R$ 7 mil para iniciar uma pequena reforma na residência, mas pela falta de recursos, não conseguiu avançar. "Minha casa também tem um barranco que com o meu problema no quadril, fica difícil de subir. Começamos uma rampa de concreto, mas o dinheiro não foi suficiente para terminar", explica.
Feijoada Beneficente do Beto
Com o dinheiro arrecadado na Feijoada Beneficente do Beto, a família conseguirá avançar na reforma da casa. A expectativa é vender os 400 ingressos já confeccionados, que dão direito a comer no local do evento ou a uma marmita para levar para casa.
Cada bilhete custa R$ 30, sendo que crianças de nove a 14 anos pagam apenas R $15. No dia do evento, Beto projeta realizar um bingo com sorteio de brindes, mas isso irá depender das contribuições que receberá ao longo do mês.
Interessados em adquirir ingressos para a feijoada ou contribuir de alguma forma para a realização do evento, basta entrar em contato por meio do número (48) 99822-8384 (falar com Beto).