Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Feira da Mandioca reúne cerca de 500 pessoas para a troca de conhecimentos e experiências

Evento teve como principal objetivo fortalecer o cultivo da mandioca, que é destaque no Sul catarinense

Por Redação Criciúma, SC, 15/07/2023 - 20:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A importância do cultivo da mandioca para a região Sul catarinense esteve em evidência nesse sábado (15), durante a primeira edição da Feira da Mandioca. O evento realizado pela Rocha Alimentos, em parceria com a Prefeitura de Sangão e Jaguaruna, Epagri e Associação das Indústrias Processadoras de Mandioca e Derivados de SC, reuniu cerca de 500 pessoas, entre lideranças, agricultores e especialistas para troca de conhecimentos e experiências.

Há 15 anos trabalhando no cultivo da mandioca, o agricultor de Jaguaruna, André França, viu no evento uma oportunidade para o aprendizado. "Para nós que estamos diariamente trabalhando com o cultivo, é muito importante ter esse tipo de conhecimento. O trabalho de incentivar o pequeno produtor a seguir com o plantio e manter a família na lavoura é necessário, e encontros como este, possibilitam que a cultura seja ainda mais fortalecida", garante.

Ao longo do sábado, o evento contou com palestras técnicas que trouxeram tecnologias e inovações para aumentar a produção na área plantada, além de ressaltar o cenário econômico em termos de produção de raízes e de mercado. Também foi realizado o pré-lançamento de uma nova variedade de mandioca, a SCS 256 Cigana. Em um segundo momento, houve a apresentação de uma colheitadeira específica para a raiz, que vem para automatizar e revolucionar o processo, até então feito exclusivamente de forma manual.

"Esse foi um evento importante para aproximar a indústria e os agricultores de todo o setor que envolve a cadeia produtiva. É uma ação muito importante para os entes que fazem parte deste processo, tanto o setor público como o setor privado, lideranças e agricultores. Reuniu pessoas com o mesmo foco, o de colocar o setor da mandioca em destaque com tecnologia, inovação e produtividade", ressalta o engenheiro agrônomo e gerente do Departamento Estadual de Extensão Rural da Epagri, Darlan Rodrigo Marchesi.

Para o CEO da Rocha Alimentos, Cloudo Rocha, a proposta de impulsionar a inovação na agricultura local foi cumprida. "Conseguimos juntar a parte técnica com a área comercial, que é o que vai nos dar um caminho a seguir. Ligamos as duas pontas da cadeia produtiva e as pessoas saíram entusiasmadas. Na empresa, a busca pela inovação e pela melhoria contínua é muito forte, e sentíamos que era preciso levar um pouco mais dessa cultura para o campo. Foi isso que a feira nos proporcionou", relata Cloudo.

"Conseguimos juntar as pessoas, os produtores e estimular a produção, seja por meio de novas variedades ou das que já existem. Assim, o resultado aparece e o produtor se sente mais motivado a continuar o plantio. Hoje tivemos o aval para um próximo evento no ano que vem, e conseguimos dar esse start na região, que é a maior produtora do Estado e merece esse reconhecimento", complementa o CEO.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito