Pela primeira vez em sua carreira, Fellipe Mateus vai completar 100 jogos com a camisa de um clube. Essa marca vai ser atingida neste sábado (8), na partida contra o ABC. Ele é o terceiro jogador dessa “geração” do Criciúma que alcança a marca; Gustavo e Rodrigo também já ultrapassaram a centésima partida.
Desde maio de 2021 na equipe, Fellipe Mateus começou sendo titular na partida contra o Ituano pela Série C. Dentre as 99 partidas, estão 45 vitórias, 31 empates e 23 derrotas, com dez gols marcados e 12 assistências; dessas, seis são na Série B, fazendo com o que o jogador seja o maior “garçom” da competição, empatado com Osvaldo, do Vitória.
Lohan foi o jogador que mais recebeu assistências de Fellipe Mateus, com dois passes para o gol. Fabinho, Tiago Marques, Rômulo, Arilson, Eder, Felipe Vizeu, Hygor, Rodrigo, Leo Costa e Thiago Alagoano também receberam assistência nesse período de mais de dois anos. Já os gols marcados foram contra: Fluminense, Botafogo-SP, Paraná, Chapecoense, Barra, Atlético Catarinense, Hercílio Luz, Tombense, Ponte Preta e Atlético Goianiense.
“Evolução boa que dá para perceber em questão de números. Desde 2021, quando cheguei fazendo funções que não eram individuais, como grupo conseguimos bons objetivos. Ano gratificante, porque além da ajuda também vêm os números. É importante estar fazendo parte disso”, comenta o jogador.
Em mais de dois anos na equipe, Fellipe Mateus fez parte do plantel que conseguiu o acesso à Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro, além do título da segunda divisão do Campeonato Catarinense. Em 2023, o jogador foi peça-chave para a conquista da elite do Estadual, algo que não acontecia há dez anos. Com a ótima atuação no campeonato, ele foi eleito o craque da competição.
Para Fellipe Mateus, esse é o melhor ano de sua carreira. “Em relação a números e títulos, ainda mais com essa camisa que deixa ainda maior a situação, dentro de campo é um momento muito feliz que venho vivendo”, comenta.
A importância de Tencati
Quando chegou, Paulo Baier ainda estava no comando do Criciúma, mas Cláudio Tencati foi anunciado em outubro de 2021. Com quase dois anos treinando a equipe, o ganho na manutenção do treinador se reflete dentro de campo e também para os jogadores.
“Ele vem passando a vasta experiência que tem, um trabalho que é difícil de a gente perceber em outros clubes que é dar tempo ao treinador. Ele passa a confiança dele, o que é muito importante. Ter esse segmento no trabalho vem dando certo. Criciúma só tem a colher frutos e eu com ele venho colhendo muita coisa boa”, destaca o atleta.
Dentro das quatro linhas, Fellipe Mateus se considera bastante versátil. Ele já jogou em algumas posições no meio-campo e também no ataque. “Ano passado, teve bastante disso [troca de posição], o importante é estar dentro de campo ajudando e também a vitória, além de todos estarem fazendo o papel no campo”, explica Mateus.
O Criciúma é o segundo melhor mandante da competição. Com seis vitórias em oito jogos, a equipe conseguiu 18 pontos jogando no Majestoso. “A torcida é muito fanática, joguei em outras equipes, mas o clima no Heriberto é diferente, isso faz com que o jogador até fora do campo enxergue diferente o futebol, cada jogo dentro de casa é uma atmosfera bora”