Por mais que a região carbonífera tenha caído no mapa de risco potencial, passando de grave (laranja) para alto (amarelo), a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Apesar disso, muitas pessoas seguem descumprindo as medidas de segurança ainda necessárias - descumprimentos, estes, visíveis no Balneário Rincão neste fim de semana.
“O número de ocorrências é sempre grande, principalmente em um feriado grande como esse. Aglomerações, festas, muita ocorrências de perturbação do trabalho e sossego alheio. Realização de festas e aglomeração de pessoas. O pessoal se reúne, sem respeito nenhum as medidas de proteção”, ressaltou o sargento da Polícia Militar do Rincão, Reginaldo Rzatki.
As ocorrências de aglomeração se deram não somente na orla do Balneário como também em outros locais, como a região das lagoas, do Faxinal, Esteves e Freitas. De acordo com o sargento, amigos e familiares seguem se reunindo sem respeitarem as devidas medidas de afastamento e distanciamento social.
Rzatki ressalta, até mesmo, a realização de raves e festas nas orlas. “Se reúnem familiares e amigos e fazem aves próximas a praia do Torneiro, deixando-a bastante suja. Ainda existe uma falta muito grande de conscientização por parte da população, das pessoas”, declarou.
Carros na orla
Outro problema que vem sendo frequente no Rincão é a ocorrência de carros que invadem a orla do Balneário, o que é proibido, sendo necessário inclusive a ajuda do Saer para a realização da fiscalização. “Alguns alegam falta de sinalização dizendo que não tem placa afirmando que não pode entrar, mas isso já é uma questão educacional. Orla, beira de praia, é para veículos de emergência circularem e banhistas, pronto, não é para ficar fazendo zerinho ou levando a família mais próximo”, pontuou o sargento.
As praias do Rincão estão abertas para visitação, mas ainda com muitas restrições. De acordo com o sargento, está liberada para exercícios e caminhadas sem permanência em um ponto fixo. Em relação aos banhos de mar, também são permitidos - desde que rápidos. “Nada impede que o cidadão entre rapidamente e dê um mergulho”, disse Rzatki.
Surf e outros esportes aquáticos também estão permitidos no Rincão. O que não pode, de acordo com o sargento, é permanecer em um único local na orla. “Não pode querer esticar uma toalha no chão, ficar tomando banho de sol, levar um cooler ou guarda sol e ficar sentado batendo um papo. Assim como jogar um futebol ali na praia também não pode, isso está proibido até segunda ordem”, pontuou.