Tradicionalmente lembrado pelas comidas gostosas e mesa farta, dezembro é o mês de reunir a família e comemorar mais um ciclo que se encerra. Com as festas de fim de ano, é comum se ter à disposição uma infinidade de pratos doces e salgados.
Mas e quem possui algum tipo de restrição ao trigo e ao leite? Essas pessoas não precisam ficar de fora das celebrações, tendo em vista que podem substituir os ingredientes por versões hipoalergênicas, como os produtos RisoVita.
Com o Ano Novo se aproximando, muitos alérgicos ou intolerantes já ficam aflitos só de pensar no cardápio da data, uma vez que ao ingerirem alimentos do gênero, sentem grande desconforto gástrico. Com o intuito de agregar no cotidiano dessas pessoas, bem como proporcionar versatilidade na hora de cozinhar, a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – dispõe de uma gama de produtos à base de arroz.
“A alimentação é uma questão de equilíbrio e todos merecem a oportunidade de fazer uma refeição diferenciada, principalmente nesta época. O interessante é já se programar e pesquisar receitas inclusivas. Normalmente, quem possui alguma restrição está acostumado a preparar sua porção individual, mas é sempre interessante se atentar a esse detalhe”, afirma a nutricionista da SaudaBe Group, Victoria Vintecinco.
A internet tem se mostrado um mar de ideias, com inúmeras receitas saborosas disponíveis que auxiliam quem precisa fazer tais modificações na alimentação. Ao encontro disso, na visão da nutricionista, a percepção das pessoas está mudando, fazendo com que surjam mais adeptos a esse estilo de alimentação. “Muitas vezes consumimos alguma receita que não possui trigo ou leite e nem notamos a diferença. Ao embarcarmos nesse universo, percebemos que não precisamos mudar nossa alimentação inteira para ter uma melhor qualidade de vida”, destaca.
Sabor em cada mordida
O momento de confraternizar não precisa se tornar um peso para intolerantes, celíacos ou com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Ao substituir os ingredientes tradicionais por bebidas, farinhas ou misturas para pães e bolos feitas a partir do arroz, o consumidor continua tendo a liberdade de se aventurar e descobrir novos pratos e sabores.
“Sabemos que é um momento de descontração, mas mesmo assim devemos nos atentar a nossa saúde e não ingerir comidas que possam acabar nos prejudicando. Afinal de contas, ninguém quer acabar com a festa. Levando em consideração que o tempo de preparo é praticamente igual, vale mais a pena investir em pratos que nos fazem bem”, comenta Victoria.
Sobre a RisoVita
Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.
Com produtos nacionais e de excelente qualidade, os alimentos são produzidos a partir dos grãos deste cereal. Devido à crescente procura por alimentação saudável, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje encontram-se disponíveis as bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas de arroz e misturas para pães e bolos.
Em 2021, com o intuito de oferecer um produto ainda mais saudável para seus consumidores, a RisoVita lançou a sua primeira linha orgânica. Os primeiros produtos disponibilizados nas prateleiras dos supermercados foram a farinha de arroz e a bebida vegetal à base de arroz nos sabores original e de coco. Os novos alimentos não possuem nenhum aditivo químico, encaixando-os perfeitamente na categoria Clean Label e Plant-Based.
Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.