Corinthians, Flamengo, Athletico, Bahia, Sport, Fortaleza, Atlético Goianiense, CSA, Cuiabá, Remo e Águia Negra, os campeões estaduais deste domingo além do Avaí, que faturou o Campeonato Catarinense nos pênaltis contra a Chapecoense. Além de Santa Catarina, outros quatro estados conheceram seus melhores nas penalidades.
No Paraná, o Athletico venceu o Toledo por 1 a 0 no tempo normal e 6 a 5 nos pênaltis em Curitiba. Agora o Athletico tem 25 títulos contra 38 do Coritiba.
Pênaltis também em Pernambuco, onde o Sport perdeu para o Náutico por 2 a 1 no tempo normal e 4 a 3 nas penalidades, faturando o título. O Sport chegou a 42 títulos, contra 29 do Santa Cruz e 22 do Náutico.
Em Alagoas, o CSA perdeu por 1 a 0 para o CRB nos 90 minutos mas venceu nos pênaltis, 4 a 2. O CSA chegou a 39 conquistas contra 30 do CRB.
O Corinthians garantiu o títulos nos 90. Bateu o São Paulo por 2 a 1 e alcançou 30 títulos. É o tricampeão estadual. O São Paulo, que não é campeão desde 2005, soma 21 conquistas, contra 22 de Palmeiras e Santos. A Arena Itaquera recebeu seu maior público, 46.480 torcedores.
No Rio de Janeiro o Flamengo confirmou a vantagem, 2 a 0 de novo sobre o Vasco, e assegurou a conquista de número 35. O Vasco tem 24 taças, contra 31 do Fluminense e 21 do Botafogo. No Maracanã esteve o maior público do domingo em decisões, 47.997 torcedores. Após a partida, o Vasco anunciou a demissão do técnico Alberto Valentim.
O Bahia é campeão baiano. Bateu o Bahia de Feira por 1 a 0, e chegou ao título de número 48. É o bicampeão. O Vitória soma 29 taças.
No Cearense, o Fortaleza voltou a vencer o Ceará, 1 a 0, e tem 42 conquistas, contra 45 do rival, que era o campeão do ano passado. O técnico Lisca foi demitido pelo Ceará após o jogo e o vice-campeonato.
No Goiano o Atlético ganhou mais uma vez do Goiás, 1 a 0. Havia feito 3 a 0 na ida, e chegou a 14 títulos. Não era campeão desde 2014. O Goiás soma 28 conquistas.
No Paraense o Remo reverteu a vantagem do Independente, ganhando por 2 a 0 e chegando a 46 títulos. O Paysandu tem 47.
O Águia Negra é campeão do Mato Grosso do Sul, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Aquidauanense, pois na ida havia vencido por 2 a 1. É o terceiro título estadual do Águia Negra.
O Cuiabá, adversário do Criciúma no próximo sábado na abertura da Série B, sagrou-se campeão do Mato Grosso. Empatou em 2 a 2 com o Operário e alcançou a nona conquista. É agora o tricampeão estadual. O Mixto tem 24 e o Operário, dez taças.
Ontem foram campeões estaduais o Cruzeiro, em Minas Gerais, o Botafogo, na Paraíba, o Gama em Brasília e o Frei Paulistano, em Sergipe.
Os campeões de 2019:
Santa Catarina - Avaí
Paraná - Athletico
Rio Grande do Sul - Grêmio
São Paulo - Corinthians
Rio de Janeiro - Flamengo
Minas Gerais - Cruzeiro
Bahia - Bahia
Sergipe - Frei Paulistano
Alagoas - CSA
Pernambuco - Sport
Paraíba - Botafogo
Ceará - Fortaleza
Piauí - Ríver
Maranhão - Imperatriz
Pará - Remo
Mato Grosso - Cuiabá
Mato Grosso do Sul - Águia Negra
Goiás - Atlético
Distrito Federal - Gama