A segurança pública volta à pauta no Sul de Santa Catarina. Em janeiro, o Içara registrou um acréscimo de 28% no número de furtos. Diante deste cenário, o Governo Municipal se reuniu com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, na tarde desta quarta-feira (15), para discutir estratégias e criar um planejamento.
Leia também:
- “A legislação estimula o indivíduo a furtar”, diz o comandante da PM em Içara
- Entenda a diferença entre prisão em flagrante e prisão preventiva
"Içara está numa fase de transição. Sempre digo que ela não é uma cidade grande, mas também não é pequena. A gente já não conhece mais todos os habitantes e está em expansão. Tem vários acessos em função da BR-101, Via Rápida e da SC-445. Isso atrai muita gente também, mas ao mesmo tempo traz uma vulnerabilidade neste crescimento", destaca a prefeita Dalvania Cardoso.
Os órgãos querem identificar os pontos de vulnerabilidade na cidade e traçar estratégias em conjunto. Para Dalvania, apesar de ser dever do Estado, a segurança pública precisa também de esforços do município, que vão desde a iluminação às boas condições de espaços públicos.
"Ao mesmo tempo, tem sido feito o movimento da rede de vizinhos nos bairros que une as pessoas a cuidar do local onde vivem", enfatiza. "A cidade cresce, mas segurança é qualidade de vida", acrescenta a prefeita.