Com 12 grupos e 40 espetáculos gratuitos para toda família, o 4º Festival Nacional de Teatro Revirado abre a programação oficial nesta segunda-feira, 08 de agosto, às 19h30, na Rua Coberta de Forquilhinha. No palco estará a peça "WWW para Freedom", do Grupo Barracão Teatro de Campinas, São Paulo.
Na cidade, as apresentações iniciam pela manhã e seguem durante todo dia na rua e em escolas.
Além do município, o Festival será realizado de 08 a 13 de agosto nas cidades de Maracajá, Cocal do Sul, Orleans, Criciúma e Içara. Em quatro municípios serão em média oito apresentações por dia, além de atividades formativas. A maratona pretende levar muito teatro e cultura para a região. São somente dois eventos neste formato itinerante no páis. O Festival Revirado é único no Sul do Brasil e, o outro é promovido no estado do Ceará.
Agora passada as dores e perdas provocadas pela pandemia, explica um dos organizadores, Reveraldo Joaquim, "retornamos aos palcos com o apoio da prefeitura de Forquilhinha e mais três prefeituras, com muita alegria para levar a arte onde o povo está e assim, poder provocar o sonho e trazer mais esperança e alegria as pessoas", pontua.
Sobre as peças
Expresso Caracol – Cia dos Pés DE São José do Rio Preto São Paulo, às 9h30 e 14h na Rua Coberta:
É um teatro ambulante, que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.
Um sorriso vale mais que mil palavras – Variedades Escênicas de Buenos Aires na Argentina às 9h30 e 14h na E.E.B Egídio de Bona:
Um sorriso vale mais que mil palavras conta a história de como Martin Martinez poderia encontrar o caminho para realizar seu sonho. Ter seu próprio circo.
Cuidado que ronca – Cuidado que mancha de Porto Alegre – RS às 9h30 e 14h na E.E.B Waldemar Casagrande:
Um espetáculo de música para bebês. Feito com canções de ninar, para crianças de até três anos. Agora é cantar para os bebês, para os pais dos bebês, para os avôs e avós e ninar a família inteira.
Intervenção Literária BiblioBike de Chapecó das 15h as 17h na Rua Coberta:
As intervenções literárias são realizadas em escolas, praças e parques. Os livros são oferecidos para leitura, envolvendo as pessoas que estão aproveitando seu dia de lazer e estimulando o prazer pela leitura. O acervo conta com mais de 300 livros infantis, inclusive em braile.
WWW para Freedom – Barracão Teatro de Campinas São Paulo peça de abertura oficial às 19h30 na Rua Coberta:
WWW para Freedom é um código de operação militar. Soldados são mandados para libertar um povo de um terrível ditador. Em algum lugar do mundo e em algum tempo.
Sobre o Festival
O Festival de Teatro Revirado nasceu em 2017 para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado. Neste ano foram feitas 54 apresentações e 68 artistas vindos do Brasil e da Argentina no município de Içara. Com recursos da iniciativa privada, pública e parte de financiamento coletivo, a cidade de Içara abraçou o projeto e se tornou a casa do Festival Revirado com as edições de 2018 e 2019 e as as cidades vizinhas recebiam diversos espetáculos, mantendo a ideia de fazer um festival descentralizado. Nesta edição, a prefeitura de Içara decidiu não promover o evento.
Sobre o Cirquinho do Revirado
O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado atua desde 1997. Atualmente, sua formação é composta por Yonara Marques, Reveraldo Joaquim e Fabio Murillo. O Grupo tem em seu repertório sete peças. No ano de 2013 circulou por 18 estados com apresentação da peça JÚLIA, fazendo parte da programação Nacional do Palco Giratório do SESC. O Grupo já recebeu vários prêmios e condecorações tendo como destaque a comenda Cruz e Souza e o prêmio Conjunto da Obra da ACLA - Academia Catarinense de Letras e Artes. O Grupo promove anualmente o Festival Nacional de Teatro Revirado com atrações vindas de diversos lugares do Brasil e América Latina. No seu espaço cultural, o grupo realiza frequentemente um sarau, onde se apresentam vários artistas do Estado. Além do sarau, o espaço cultural do grupo também é palco para oficinas, workshops e debates relacionados a arte
Foram 211 propostas inscritas de grupos profissionais de teatro, sendo 204 de 21 estados brasileiros e sete da Argentina. Um total de 10 foram selecionados e mais dois foram convidados pela organização. No total serão 12 grupos no evento.
Os espetáculos são inéditos e as apresentações acontecerão em espaços alternativos nos bairros - períodos matutino e vespertino – e, a noite na parte central de cada cidade. Também acontecerá a Mostra Primeira Infância para crianças de 01 a 04 anos.
Toda programação do Festival pode ser acessada no Instagram @cirquinhodorevirado.
O Festival é realizado pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, em conjunto com vários artistas e produtores da região. Parte dos recursos vem das empresas doadoras através da Lei de Incentivo à Cultura: Farbem, Celesc, Eliane e Giassi e, outra parte das prefeituras de Forquilhinha, Maracajá, Cocal do Sul e Orleans, além de outras empresas com patrocínio direto como a Brametal.