“Num outono, mês de abril, oitenta e nove, quando a messe faz colher a plantação. Nossa terra recolheu a liberdade, da semente que brotou em nosso chão”. A semente registrada pelo hino de Forquilhinha germinou e cresceu. O município completa neste domingo, 26 de abril, 31 anos de emancipação político-administrativa.
A tradicional Festa do Colono e Motorista, que aconteceria para marcar a data, foi cancelada em função da pandemia de covid-19. Porém, o município tem muito a celebrar pelo seu histórico de desenvolvimento e conquistas. Conhecida como a “terra de alemão”, Forquilhinha preserva os seus costumes e tradições enquanto vive em constante evolução.
Com mais de 26 mil habitantes, segundo as estimativas de 2020 do IBGE, o município permanece na busca por um crescimento sustentável e planejado. “Eu parabenizo a todos que contribuem diariamente para fazer de Forquilhinha uma cidade cada vez melhor. Em breve vamos superar este momento difícil com a pandemia que assombrou o mundo, e retomar o nosso caminho de prosperidade e desenvolvimento”, disse o prefeito Dimas Kammer.
Conquistas para Forquilhinha
Com a retomada gradual das atividades, o Governo Municipal de Forquilhinha prossegue com as obras e projetos na saúde, infraestrutura, educação e demais áreas que visam melhorias e o bem-estar da população. A administração do prefeito Dimas Kammer e do vice Félix Hobold pontua algumas ações que estão em andamento ou que foram realizadas no último ano.
A obra do Anel Viário Norte terá uma extensão de mais de 2,4 km, com execução sobre as Rodovias Municipais Imigrantes Poloneses e a João Backes, nos bairros Santa Isabel e Santa Rosa. A empresa Setep, vencedora da licitação, trabalha no trecho que vai proporcionar uma nova alternativa para o escoamento da produção.
Esta é a maior obra prevista pelo Programa Forquilhinha Faz, com o investimento de mais de R$ 5,6 milhões, por meio do Financiamento à Infraestrutura e do Saneamento (Finisa).
As obras de reforma e ampliação do Centro Educacional Caminhos do Saber estão na última etapa. O espaço vai concentrar as atividades da Secretaria de Educação, que atualmente está no Paço Municipal, além de melhorar a estrutura atual da biblioteca, telecentro municipal e dos atendimentos especializados de psicóloga, fonoaudióloga e nutricionistas da Rede Municipal.
O Espaço Operacional também está em construção para melhorar a logística da Secretaria de Educação. O projeto contempla um novo espaço para o recebimento dos produtos e alimentos da merenda escolar que são encaminhados às escolas. Também haverá espaço para abrigar a frota de veículos da Educação e sala para os motoristas que aguardam o término das aulas para buscar os alunos.