Há 31 anos, em 26 de abril de 1989, Forquilhinha conquistava a sua emancipação política e administrativa e alcançava o caráter de município. De lá para cá, a cidade vem se fixando como um dos municípios que mais cresce no sul de Santa Catarina, com diversos e fortes setores econômicos que contribuem diretamente para esse crescimento.
“Crescemos, tanto na área industrial quanto na comercial e agrícola. Temos uma agricultura muito forte, hoje somos o maior produtor de arroz do estado, com mais de 10 mil hectares de arroz irrigado. Além disso, somos muito fortes também na prestação de serviços”, pontuou o prefeito do município, Dimas Kammer.
Forquilhinha segue sob a perspectiva de continuar crescendo e se expandindo para diversos segmentos econômicos. Um dos focos da cidade no momento é atrair novas empresas e novas indústrias que possam gerar emprego e renda, segundo afirma o prefeito - visando sempre o futuro.
Os planos para o futuro da cidade ficam a cargo não somente dos governantes como também da população que, através do Desenvolvimento Econômico Local (DEL), projetam metas a serem cumpridas para daqui 20 anos. “O DEL é um projeto que demanda 12 meses para ser implantado. Temos o conselho, e dele foi tomado mais 5 câmaras técnicas onde tem a parte de planejamento e inovações para os próximos 20 anos. Essas câmaras definem autoridades para cada segmento, que cuidam desde saúde e educação até o turismo”, destacou um dos representantes do projeto, Cláudio Tiscoski.
Algo que Forquilhinha está buscando veementemente para desenvolvimento próprio é a aproximação com a Alemanha, a fim de implantar o melhor da tecnologia e dos conceitos industriais aplicados no país de primeiro mundo. “A Alemanha é praticamente um celeiro tecnológico, além de exportar muito, ensina e capacita muitos cidadãos do mundo inteiro. Temos grandes chances de crescer para além do que já temos”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores, Maciel da Soler.
Em apenas três décadas, o nível empresarial e habitacional vêm ditando a forma do município. A energia, uma das baratas do país, é um dos grandes destaques do local. Os empresários também são parte essencial para todo o desenvolvimento da cidade. “Estamos há quase sete anos com a Associação Empresarial, buscando formas de diversificar e apoiar esses empresários. Agora, estamos buscando a Alemanha para trazer as nossas origens”, disse o presidente da Associação Empresarial de Forquilhinha, Adalto Spilere.